“POR FAVOR, AGORA PODEMOS FALAR?” - O OLHAR DAS FAMÍLIAS SOBRE A GESTÃO ESCOLAR E SUA PARTICIPAÇÃO NO ÂMBITO INSTITUCIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.31

Palavras-chave:

famílias, gestão escolar, participação democrática

Resumo

No presente artigo, analisamos a percepção das famílias dos educandos de uma Escola Estadual de Minas Gerais sobre o trabalho da equipe gestora, além de instigar uma autoavaliação dos participantes a respeito da participação no âmbito institucional. Trata-se de um estudo de caso, de cunho descritivo, com enfoque quali-quantitativo, sendo aplicados 56 questionários aos familiares, no formato online, com questões abertas e fechadas, utilizando-se a Análise de Conteúdo e a Triangulação dos dados para tratamento dos resultados obtidos. A partir dos dados, constatamos que as famílias buscam uma participação mais contínua na escola, sendo, inclusive, sugerida a criação de canais para comunicação com a equipe gestora. Além disso, notamos que documentos e leis concernentes ao ambiente escolar, no entendimento participativo dos principais atores, privam para essa interação. Porém, na realidade, compreendemos que muitas medidas não são colocadas em prática e que as vozes da comunidade, nesse caso, das famílias, são desconsideradas.

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Biografia do Autor

Valdirene Eliane Bailon Souza, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Licenciada em Pedagogia e mestra em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutoranda na linha de pesquisa Famílias, Políticas Públicas e Desenvolvimento Humano e Social pelo programa de Pós-graduação em Economia Doméstica da UFV – Viçosa/MG. Integrante dos grupos de pesquisa “Contextos da infância, adolescência e juventude e suas inter-relações na família e na sociedade”, do PPGED / UFV e do grupo de pesquisa “Políticas Públicas e a formação de profissionais da Educação”(GEPPFOR), do DPE / UFV.  

Rita Márcia Andrade Vaz de Mello, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-Doutora pela Université Paris Descartes (Sorbonne). Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Economia Doméstica e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Coordenadora do grupo de pesquisa Políticas Públicas e a formação de profissionais da Educação (GEPPFOR).

Maria de Lourdes Mattos Barreto, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Possui graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (1986), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professora Associada IV da Universidade Federal de Viçosa. Coordenadora do grupo de pesquisa Contextos da infância, adolescência e juventude e suas inter-relações na família e na sociedade.

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Publicado

2022-07-05

Como Citar

SOUZA, Valdirene Eliane Bailon; MELLO, Rita Márcia Andrade Vaz de; BARRETO, Maria de Lourdes Mattos.
“POR FAVOR, AGORA PODEMOS FALAR?” - O OLHAR DAS FAMÍLIAS SOBRE A GESTÃO ESCOLAR E SUA PARTICIPAÇÃO NO ÂMBITO INSTITUCIONAL
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 2, p. 207–227, 5 Jul 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/16164. Acesso em: 22 dez 2024.