A EXTENSÃO POPULAR E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CONVERSITÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n2p237-256Palavras-chave:
Prática Social, Extensão Popular, Educação Popular,Resumo
Este artigo é fruto de uma pesquisa de doutorado em educação que tem como prática social a extensão popular. O objetivo é apresentar uma reflexão em torno dessa prática, que aqui é compreendida como aquela que encaminha para a produção do conhecimento conversitário. É um estudo qualitativo-descritivo que se valeu, quanto aos meios para obtenção de dados, da pesquisa de campo e, como orientação analítica, da análise de conteúdo. Para isso, se estrutura a partir de uma abordagem crítica em torno da história da extensão universitária no Brasil, seguida de reflexões sobre a produção do conhecimento conversitário com foco na extensão popular e, por último, na discussão dos potenciais dessa temática enquanto prática social no campo da educação.
Palavras-chave: Prática social. Extensão popular. Educação popular.
THE POPULAR EXTENSION AND THE PRODUCTION OF CONVERSITAL KNOWLEDGE
Abstract
This article is the result of a doctoral research in education, which has social practice as the popular extension. The objective is to present a reflection about this practice, which is understood as the one that leads to the production of conversational knowledge. The research that gives rise to this article is qualitative-descriptive, and was used, as far as the means to obtain data, of the field research. For analysis of the data, the content analysis was used. For this, it is structured from a critical approach around the history of university extension in Brazil, followed by reflections on the production of conversational knowledge with focus on popular extension and, finally, in the discussion of the potentials of this theme as a social practice in the field of education.
Keywords: Social practice. Popular extension. Popular education.
LA EXTENSIÓN POPULAR Y LA PRODUCCIÓN DEL CONOCIMIENTO CONVERSITARIO
Resumen
Este artículo es fruto de una investigación de doctorado en educación, que tiene como práctica social la extensión popular. El objetivo es presentar una reflexión en torno a esta práctica, que aquí es comprendida como aquella que encamina hacia la producción del conocimiento conversacional. La investigación que da origen a ese artículo es cualitativa-descriptiva, y se valió, en cuanto a los medios para la obtención de datos, de la investigación de campo. Para el análisis de los datos, se utilizó el análisis de contenido. Para ello, se estructura a partir de un enfoque crítico en torno a la historia de la extensión universitaria en Brasil, seguida de reflexiones sobre la producción del conocimiento conversacional a partir de la extensión popular y, por último, se discuten los potenciales de la extensión popular como práctica social en el campo de la educación.
Palabras clave: Práctica social. Extensión popular. Educación popular.
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