Biblioteca escolar e leitura:
uma análise das comunicações e artigos científicos indexados pela Base de Dados em Ciência da Informação (Brapci) entre 2021 e 2023
DOI:
https://doi.org/10.18764/2526-6160v23n2.2024.12Palavras-chave:
biblioteca escolar, leitura, Base de Dados, Ciência da Informação, BRAPCIResumo
Biblioteca escolar e leitura é um tema que está interligado, visto a sua importância para promover o incentivo à leitura nas escolas e o desenvolvimento de sujeitos críticos. Através do olhar da produção acadêmico-científica da biblioteca escolar e da leitura pela Base de Dados em Ciência da Informação (Brapci) nos últimos três anos, o presente tema partiu da pergunta: como a biblioteca escolar vem sendo abordada em sua relação com a leitura na Brapci nos últimos três anos (2021-2023)? O objetivo geral foi analisar como a biblioteca escolar e a leitura são interrelacionadas e representadas nas comunicações e artigos científicos indexados pela Brapci entre os anos de 2021 a 2023 e objetivos específicos: i) representar quantitativamente a produção científica sobre biblioteca escolar e leitura na Base de Dados em Ciência da Informação (Brapci); ii) demonstrar como a biblioteca escolar está sendo abordada em relação à leitura nos materiais bibliográficos selecionados; iii) articular a importância da biblioteca escolar para o incentivo e promoção da leitura a partir do material recuperado na Brapci. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como descritiva, de natureza quantitativa com caráter bibliográfico, fazendo uma representação bibliométrica da literatura científica da área da Biblioteconomia e da Ciência da Informação indexada na Base de Dados em Ciência da Informação (Brapci). Como resultados foram encontrados 53 textos na Brapci, que após leitura técnica de indexação foram reduzidos a 18: 17 artigos e 1 comunicação de evento. Conclui-se que a biblioteca escolar é um ambiente fundamental de promoção e incentivo à leitura.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. O que é ciência da informação? Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 1, p. 1-30, jan./abr. 2014.
AZEVEDO, Anderson L. Oficina de leitura e escrita para estudantes da Educação de Jovens e Adultos: a relevância da biblioteca escolar como recurso pedagógico. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 8, n. 1, 2022. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/170417. Acesso em: 14 jun. 2024.
BRASIL. Lei 12.244, de 24 de Maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 147, n. 98, p. 3, 25 de maio de 2010.
BRASIL. Lei 14.837, de 08 de abril de 2024. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País, para modificar a definição de biblioteca escolar e criar o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares (SNBE). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 161, n. 68, p. 3, 9 abr. 2024.
CAMPELO, Bernadete. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. São Paulo: Autêntica, 2007.
CAMILO, Everton da Silva; CASTRO FILHO, Claudio Marcondes. Formar crianças leitoras segundo bibliotecários escolares: uma análise de enunciações. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 17, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/158412. Acesso em: 17 jun. 2024.
CARVALHO, Gisely Karla de Medeiros; TANUS, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho. A biblioteca escolar e o letramento informacional na visão dos mediadores de leitura da rede municipal de ensino de Parnamirim. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 18, p. 1-24, 2022. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/229148. Acesso em: 13 jun. 2024.
CONCEIÇÃO, Flávia Sardá; SILVA, Elisabete Costa; EGGER-STEINDEL, Gisela; UNGLAUB, Tânia Regina da Rocha. Práticas de leitura e suas representações: contribuições da biblioteca escolar. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 17, p. 1-15, 2021. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1500. Acesso em: 14 jun. 2024.
FREITAS, Juliana Lazzarotto; BUFREM, Leilah Santiago; JÚNIOR, Rene Faustino. Proposta de metodologia para a recuperação da produção científica em Ciência da Informação na Base BRAPCI. Ponto de Acesso, Salvador, v. 4, n. 3, p. 45-67, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/4629. Acesso em: 22 jan. 2023.
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; SANTOS, Andrea Pereira; GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Competência leitora na cultura digital e a biblioteca escolar: a contribuição do letramento informacional. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 27, p. 1-22, 2022. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/196614. Acesso em: 16 jun. 2024.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HILLESHEIM, Araci Isaltina de Andrade; FACHIN, Gleisy Regina Bories. Biblioteca Escolar e a Leitura. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 8/9, p. 35-45, 2003/2004. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/404/508. Acesso em: 25 jun. 2024.
KRUG, Flavia Susana. A importância da leitura na formação do leitor. Revista de Educação do IDEAU, Getúlio Vargas, v. 10, n. 22, p. 1-13, 2015. Disponível em: https://www.getulio.ideau.com.br/wp-content/files_mf/b80cee602abb950b63a6d6c5cb43df40277_1.pdf. Acesso em: 15 set. 2024.
LIPINSKI, Barbara; CRISTOVAM, Poliana Fragatti. A biblioteca escolar como agente potencializador do processo ensino-aprendizagem. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 7, n. 2, p. 61-81, 2021. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/161000. Acesso em: 16 jun. 2024.
LOPES, Leonardo Montes; SOUZA, Renata Junqueira. Biblioteca Escolar no contexto do Projeto Palavras Andantes: a importância da coletividade e de políticas públicas para a consolidação do leitor – um estudo em bibliotecas do sul do Brasil. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 9, n. 1, p. 1-28, 2023. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/224154. Acesso em: 16 jun. 2024.
MAIMONE, Giovana Deliberali; OLIVEIRA, Nicole Bonassi; SILVA, Natália Gabriel; PALETTA, Francisco Carlos. Livro, leitor e leitura: agentes de transformação social. Informação@Profissões, Londrina, v. 10, n. 1, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/43414. Acesso em: 15 jun. 2024.
MARTINS, Rodrigo Nobrega; SILVA, Hemerson Soares; VIEIRA, David Vernon. A prática do m-learning na biblioteca escolar Dr. Edvard Teixeira Férrer: aplicação da análise swot e estratégias de fortalecimento da leitura e ensino. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 21., 2021, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: IBICT, 2021. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/192405. Acesso em: 15 jun. 2024.
MONTEIRO, Jaqueline da Silva. O bibliotecário e sua contribuição enquanto mediador da informação cultural. 2016. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Biblioteconomia) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1961?locale=pt_BR. Acesso em: 16 jun. 2024.
NUNES, Martha Suzana Cabral; SANTOS, Flaviana de Oliveira. Mediação da leitura na biblioteca escolar: práticas e fazeres na formação de leitores. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 25, n. 2, p. 3-28, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/d8qjjXtVvK3FzRTXJfRg7Pd/#. Acesso em: 22 jan. 2024.
NUNES, Martha Suzana Cabral. Metodologia universitária em 3 tempos. São Cristóvão, SE: Editora UFS, 2021.
PEREIRA, Ana Paula; BORTOLIN, Sueli e Silva, Rovilson José. Mediação com livro sem palavras na biblioteca escolar: o que fazer com os temas doloridos? Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 18, p. 1-21, 2022. Disponível em: https://cip.brapci.inf.br//download/202616. Acesso realizado em 14 jun. 2024.
PIAZ, Rodenir Zucatelli Dal; PEREIRA, Gleice. Biblioterapia como recurso humanizador na biblioteca escolar. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 28, n. 4, p. 1-20, 2023. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/248593. Acesso em: 15 jun. 2024.
PRADO, Marcos Aparecido Rodrigues. Mediação da leitura e acolhimento na biblioteca escolar: perspectivas teóricas de uma educação pós-pandemia da Covid-19. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 27, n. 2, p. 2-20, 2022. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1860. Acesso em: 13 jun. 2024.
RAMIRES, Angelina Quinalia; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. A leitura no ensino fundamental na perspectiva da BNCC e a relação com a biblioteca escolar. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 8, n. 1, p. 64-83, 2022. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/170431. Acesso em: 16 jun. 2024.
RIBEIRO, Sara Dieny Chaves; GERLIN, Meri Nadia Marques. A competência leitora na biblioteca escolar: conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento da leitura crítica na biblioteca escolar do ensino fundamental. AtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento, Curitiba, v. 12, p. 1-11, 2023. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/226958. Acesso em: 15 jun. 2024.
RODRIGUES, Raul Felipe Silva. A inclassificação nas histórias em quadrinhos do Programa Nacional Biblioteca da Escola: problemas no acesso à leitura e práticas pedagógicas. Revista Cajueiro, v. 3, n. 2, p. 173-202, 2021. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/194460. Acesso em: 17 jun. 2024.
SANTOS, Raquel do Rosário; SOUSA, Ana Claudia Medeiros; BORTOLIN, Sueli. Ressignificações das atividades de mediação da leitura na biblioteca escolar em tempos de pandemia. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 18, p. 1-24, 2022. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1699. Acesso em: 13 jun. 2024.
SILVA, Antônia Janiele Moreira. Mediação no contexto da biblioteca escolar: proposta de um manual para escolas particulares de Crato e Juazeiro do Norte na região do Cariri. 2018. 111 f. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia) – Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia, Universidade Federal do Cariri, Juazeiro do Norte-CE, 2018. Disponível em: http://sites.ufca.edu.br/ppgb/wp-content/uploads/sites/20/2019/06/SILVA_Media%C3%A7%C3%A3o-no-contexto-da-biblioteca-escolar_2018.pdf. Acesso em: 15 jan. 2024.
SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Lei de Universalização de bibliotecas escolares (12.244/10): concepções, aplicações e proposição de política pública. Revista Informação em Cultura, Mossoró, v. 1, n. 1, p. 60-93, jan./ jun. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufersa.edu.br/ric/article/view/8521/9979. Acesso em: 23 jun. 2023.
VIANA, Gizele de Melo; PIMENTA, Jussara Santos. Investigando práticas educativas na biblioteca escolar: o acesso ao livro, à leitura e ao protagonismo cultural. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 28, n. 1, p. 1-18, 2023. Disponível em: https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/2004. Acesso em: 14 jun. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.