Classificação de documentos arquivísticos:
Revisão Sistemática de Literatura (RSL)
DOI:
https://doi.org/10.18764/2526-6160v23n1.2024.4Parole chiave:
classificação de documentos arquivísticos, revisão sistemática de literatura, Congresso Nacional de Arquivologia (CNA), Base de Dados Referenciais de Artigos em Ciência da Informação (BRAPCI)Abstract
A classificação de documentos arquivísticos desempenha um papel fundamental na gestão documental, estabelecendo conexões entre documentos, contextualizando-os e proporcionando uma estrutura lógica. Para compreender o estado atual dessa função, realizou-se uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) focada na realidade brasileira. Três bases de dados foram selecionadas: 1) os anais de nove edições do Congresso Nacional de Arquivologia (CNA); 2) a Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI); e 3) dissertações e teses em Ciência da Informação. A análise desses repositórios digitais proporcionou uma visão abrangente da evolução da classificação de documentos arquivísticos no contexto brasileiro. Destaca-se a relevância evidente no Congresso Nacional de Arquivologia, juntamente com o aumento das publicações na BRAPCI e das teses nos programas de pós-graduação. Essa tendência reflete um campo em constante desenvolvimento, enriquecido por abordagens interdisciplinares, diversas perspectivas teóricas e uma compreensão holística do tema. A interação desses elementos revela um ambiente dinâmico, no qual a classificação de documentos arquivísticos não apenas desempenha um papel crucial na gestão documental, mas também evolui de maneira consistente, integrando novos conhecimentos e perspectivas. O crescimento observado em diferentes plataformas acadêmicas sugere um campo robusto e em expansão, impulsionado por uma abordagem multifacetada e uma compreensão profunda da importância da classificação na preservação e organização de documentos.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALBAGLI, Sarita. Divulgação científica: informação científica para a cidadania? Ci. Inf., Brasília, v. 25, n. 3, p. 396-404, set./dez. 1996. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/03/pdf_4e539ea33c_0008773.pdf. Acesso em 22 fev. 2023.
GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. LOGEION: Filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 6 n. 1, p.57-73, set.2019/fev. 2020. Disponível em: https://sites.usp.br/dms/wp-content/uploads/sites/575/2019/12/Revis%C3%A3o-Sistem%C3%A1tica-de-Literatura.pdf. Acesso em 22 fev. 2023.
GARCIA, Olga Maria Corrêa; SCHUCH JUNIOR, Vitor Francisco. A aplicação da arquivística integrada, considerando os desdobramentos do processo a partir da classificação. Informação & Informação, Londrina, n. 1, v. 7, p. 41-56, 2002. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/05/pdf_bb369f87ad_0010451.pdf. Acesso em 06 mar. 2023.
LEME, Thalita Fernanda; SILVA, Andrieli Pachú da; HILÁRIO, Carla Mara. Análise da produção científica sobre classificação arquivística: um estudo de cocitações em periódicos brasileiros de arquivologia. CONGRESSO NACIONAL DE ARQUIVOLOGIA - CNA, 8., 2018, João Pessoa. Anais eletrônicos... Revista Analisando em Ciência da Informação - RACIn, João Pessoa, v. 6, n. especial, p. 52-65, out. 2018. Disponível em: < http://arquivologiauepb.com.br/racin/edicoes/v6_nesp/racin_v6_nesp_TA_GT02_0052-0065.pdf>. Acesso em 03 jan. 2023
MARQUES, A. A. da C. Os arquivos e a arquivologia nas pesquisas dos programas de pós-graduação stricto sensu brasileiros (1972-2015). Acervo, [S. l.], v. 31, n. 3, p. 15–30, 2018. Disponível em: https://revista.an.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/954. Acesso em: 21 jan. 2023.
SOUSA, Renato Tarciso Barbosa de; ARAÚJO JÚNIOR, Rogério Henrique de. A produção científica da Arquivologia em classificação, descrição e recuperação: o estado da arte. Rio de Janeiro: AAB, 2013.
SOUSA, R. T. B. de. A classificação funcional de documentos de arquivo é uma abstração intelectual ou um instrumento prático?. Acervo, [S. l.], v. 35, n. 2, p. 1–21, 2022a. Disponível em: https://revista.an.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/1809. Acesso em: 8 set. 2023.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.