Classificação de documentos arquivísticos:
Revisão Sistemática de Literatura (RSL)
DOI:
https://doi.org/10.18764/2526-6160v23n1.2024.4Palavras-chave:
classificação de documentos arquivísticos, revisão sistemática de literatura, Congresso Nacional de Arquivologia (CNA), Base de Dados Referenciais de Artigos em Ciência da Informação (BRAPCI)Resumo
A classificação de documentos arquivísticos desempenha um papel fundamental na gestão documental, estabelecendo conexões entre documentos, contextualizando-os e proporcionando uma estrutura lógica. Para compreender o estado atual dessa função, realizou-se uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) focada na realidade brasileira. Três bases de dados foram selecionadas: 1) os anais de nove edições do Congresso Nacional de Arquivologia (CNA); 2) a Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI); e 3) dissertações e teses em Ciência da Informação. A análise desses repositórios digitais proporcionou uma visão abrangente da evolução da classificação de documentos arquivísticos no contexto brasileiro. Destaca-se a relevância evidente no Congresso Nacional de Arquivologia, juntamente com o aumento das publicações na BRAPCI e das teses nos programas de pós-graduação. Essa tendência reflete um campo em constante desenvolvimento, enriquecido por abordagens interdisciplinares, diversas perspectivas teóricas e uma compreensão holística do tema. A interação desses elementos revela um ambiente dinâmico, no qual a classificação de documentos arquivísticos não apenas desempenha um papel crucial na gestão documental, mas também evolui de maneira consistente, integrando novos conhecimentos e perspectivas. O crescimento observado em diferentes plataformas acadêmicas sugere um campo robusto e em expansão, impulsionado por uma abordagem multifacetada e uma compreensão profunda da importância da classificação na preservação e organização de documentos.
Downloads
Referências
ALBAGLI, Sarita. Divulgação científica: informação científica para a cidadania? Ci. Inf., Brasília, v. 25, n. 3, p. 396-404, set./dez. 1996. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/03/pdf_4e539ea33c_0008773.pdf. Acesso em 22 fev. 2023.
GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. LOGEION: Filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 6 n. 1, p.57-73, set.2019/fev. 2020. Disponível em: https://sites.usp.br/dms/wp-content/uploads/sites/575/2019/12/Revis%C3%A3o-Sistem%C3%A1tica-de-Literatura.pdf. Acesso em 22 fev. 2023.
GARCIA, Olga Maria Corrêa; SCHUCH JUNIOR, Vitor Francisco. A aplicação da arquivística integrada, considerando os desdobramentos do processo a partir da classificação. Informação & Informação, Londrina, n. 1, v. 7, p. 41-56, 2002. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/05/pdf_bb369f87ad_0010451.pdf. Acesso em 06 mar. 2023.
LEME, Thalita Fernanda; SILVA, Andrieli Pachú da; HILÁRIO, Carla Mara. Análise da produção científica sobre classificação arquivística: um estudo de cocitações em periódicos brasileiros de arquivologia. CONGRESSO NACIONAL DE ARQUIVOLOGIA - CNA, 8., 2018, João Pessoa. Anais eletrônicos... Revista Analisando em Ciência da Informação - RACIn, João Pessoa, v. 6, n. especial, p. 52-65, out. 2018. Disponível em: < http://arquivologiauepb.com.br/racin/edicoes/v6_nesp/racin_v6_nesp_TA_GT02_0052-0065.pdf>. Acesso em 03 jan. 2023
MARQUES, A. A. da C. Os arquivos e a arquivologia nas pesquisas dos programas de pós-graduação stricto sensu brasileiros (1972-2015). Acervo, [S. l.], v. 31, n. 3, p. 15–30, 2018. Disponível em: https://revista.an.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/954. Acesso em: 21 jan. 2023.
SOUSA, Renato Tarciso Barbosa de; ARAÚJO JÚNIOR, Rogério Henrique de. A produção científica da Arquivologia em classificação, descrição e recuperação: o estado da arte. Rio de Janeiro: AAB, 2013.
SOUSA, R. T. B. de. A classificação funcional de documentos de arquivo é uma abstração intelectual ou um instrumento prático?. Acervo, [S. l.], v. 35, n. 2, p. 1–21, 2022a. Disponível em: https://revista.an.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/1809. Acesso em: 8 set. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.