Perspectivas de atuação profissional dos bibliotecários:
uma análise junto a bacharéis em Biblioteconomia pela UNIRIO, UFRJ E UFF
DOI :
https://doi.org/10.18764/2526-6160v23n1.2024.2Mots-clés :
Biblioteconomia, bibliotecários, atuação profissional, mercado informacionalRésumé
Embora a Biblioteconomia esteja intimamente ligada às bibliotecas, bibliotecários não necessariamente estão aptos a atuar apenas nelas, dado que a formação os habilita para exercer a profissão em outros espaços que, de igual maneira, lidam com dados e informações. Assim, essa pesquisa objetiva evidenciar que a atuação do bibliotecário não se restringe apenas às bibliotecas, pois sua formação fornece-lhe bases que o tornam apto a atuar em diversos espaços. Trata-se de pesquisa de natureza descritiva, que adota levantamento bibliográfico e documental para o embasamento teórico, e aplicação de questionário online para coleta de dados. Apresenta dados acerca das atividades desempenhadas por 29 bibliotecários em diferentes espaços de atuação. Conclui que bibliotecários têm ocupado o mercado informacional tradicional, mas também têm atuado no mercado informacional de tendências em áreas como User Experience Design, Big Data e Search Engine Optimization.
Téléchargements
Références
BERAQUET, Vera Silvia Marão; CIOL, Renata. Atuação do bibliotecário em ambientes não tradicionais. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 3, n. 1, p. 127-137, 2010. Disponível em: https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/182/182. Acesso em: 02 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior: cadastro e-MEC. Brasília, DF: Ministério da Educação: ©2021. Disponível em: https://emec.mec.gov.br/. Acesso em: 24 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES nº 492/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivolog
ia e Museologia. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 9 jul. 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/DocDiretoria.pdf. Acesso em: 01 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Trata sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa em ciências humanas e sociais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 maio 2016. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 17 jun. 2023.
COVATTI PIAIA, Thami. Instituições, organizações e mudança institucional: análises e perspectivas. Revista Justiça do Direito, Passo Fundo, RS, v. 27, n. 2, p. 257-274, jul./dez. 2013. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rjd/article/view/4672. Acesso em: 05 jun. 2023.
GUIMARÃES, José Augusto Chaves; GUAREZZI, Sirley. Divulgação profissional: uma proposta pedagógica como suporte ao desenvolvimento da profissão bibliotecária no Brasil. Transinformação, Campinas, v. 6, n. 1/2/3, jan./dez. 1994. Disponível em: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/view/1639. Acesso em: 21 jun. 2023.
OLIVEIRA, Marlene de; CENDÓN, Beatriz Valadares. Ciência da informação e Biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
PASSARELLI, Brasilina. O bibliotecário 2.0 e a emergência de novos perfis profissionais. DataGramaZero, v. 10, n. 6, 2009. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2017/07/pdf_4811372e40_0000008336.pdf. Acesso em: 24 jun. 2023.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
REIS, Luiz Claudio Rezende; SÁ, Maria Irene da Fonseca e. Big data: um novo campo de atuação para bibliotecários. Prisma.com (Portugual), n. 41, p. 231-250, 2020. Disponível em: http://aleph20.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/6752/6243. Acesso em: 24 jun. 2023.
SANTOS, Ana Paula Lima dos; RODRIGUES, Mara Eliane Fonseca. Biblioteconomia: gênese, história e fundamentos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 116-131, 2013. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/248. Acesso em: 07 jun. 2023.
SILVA, Fabiano. O perfil das novas competências na atuação bibliotecária. Florianópolis, SC: Rocha Gráfica e Editora, 2020. (Selo Nyota).
STAIR, Ralph M.; REYNOLDS, George W. Princípios de sistemas de informação. 11. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2015, p. 2-49.
TANUS, Gabrielle Francinne. A constituição da biblioteconomia científica: um olhar histórico. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 217–231, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8643878. Acesso em: 05 jun. 2023.
TARTAROTTI, Roberta Cristina Dal'Evedove; DAL'EVEDOVE, Paula Regina; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. Biblioteconomia de dados em repositórios de pesquisa: perspectivas para a atuação bibliotecária. Informação & Informação, v. 24, n. 3, p. 207-226, 2019. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/download/38732/pdf. Acesso em: 24 jun. 2023.
TRICHES, M. C.; PALETTA, F. C. Análise das demandas do mercado de trabalho do profissional bibliotecário. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v.13, p. 2551-2565, 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Escola de Biblioteconomia. História. Rio de Janeiro, ©2021. Disponível em: http://www.unirio.br/cchs/eb/historia. Acesso em: 07 jun. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Escola de Biblioteconomia. Projeto político pedagógico do curso de bacharelado em Biblioteconomia. Rio de Janeiro, 2010a. Disponível em: http://www.unirio.br/cchs/eb/arquivos/Projeto%20Politico%20Pedagogico%20Bacharelado%20-%2031.05.2010.pdf. Acesso em: 16 jun. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Escola de Biblioteconomia. Apêndice C: Quadro dos componentes curriculares do curso de graduação - bacharelado em biblioteconomia (2010/2). Rio de Janeiro, 2010b. Disponível em: http://www.unirio.br/cchs/eb/arquivos/Ementario.pdf_. Acesso em: 16 jun. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Escola de Biblioteconomia. Apêndice F: Mapa de equivalência. Rio de Janeiro, 2010c. Disponível em: http://www.unirio.br/cchs/eb/arquivos/MAPA_EQUIVALENCIA. Acesso em: 16 jun. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Faculdade de Administração e Ciências Contábeis. Proposta político-pedagógica de implantação do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG/UFRJ). Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: http://www.facc.ufrj.br/joomla/images/docs/Projeto_Pedag%C3%B3gico_CBG.pdf. Acesso em: 16 jun. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Instituto de Arte e Comunicação Social. Projeto pedagógico de curso: graduação em Biblioteconomia e Documentação. Niterói, [2019a].
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Pró-reitoria de Graduação. Relatório de disciplinas: curso de Biblioteconomia e Documentação. [2019b]. Disponível em: https://app.uff.br/iduff/consultaEmenta.uff. Acesso em: 27 jun. 2023.
VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Atuação e perspectivas profissionais para o profissional da informação. In: VALENTIM, Marta Lígia Pomim (org.). Profissionais da informação: perfil e atuação profissional. São Paulo: Polis, 2000. p. 135-152.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.