Professional career prospects for librarians:
an analysis among bachelors in library science from UNIRIO, UFRJ e UFF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2526-6160v23n1.2024.2Keywords:
Library Science, librarians, professional practice, information marketAbstract
Although Library Science is closely associated with libraries, librarians are not necessarily limited to working solely within them. Their training enables them to practice their profession in other spaces that similarly deal with data and information. Therefore, this research aims to highlight that the role of librarians extends beyond libraries, as their education provides them with skills applicable to various environments. This is a descriptive study that employs bibliographic and documentary research for theoretical grounding, along with the administration of an online questionnaire for data collection. It presents insights into the activities carried out by
29 librarians in different professional settings. The study concludes that librarians have been occupying traditional informational markets but are also exploring into emerging fields such as User Experience Design, Big Data, and Search Engine Optimization.
Downloads
References
BERAQUET, Vera Silvia Marão; CIOL, Renata. Atuação do bibliotecário em ambientes não tradicionais. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 3, n. 1, p. 127-137, 2010. Disponível em: https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/182/182. Acesso em: 02 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior: cadastro e-MEC. Brasília, DF: Ministério da Educação: ©2021. Disponível em: https://emec.mec.gov.br/. Acesso em: 24 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES nº 492/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivolog
ia e Museologia. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 9 jul. 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/DocDiretoria.pdf. Acesso em: 01 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Trata sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa em ciências humanas e sociais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 maio 2016. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 17 jun. 2023.
COVATTI PIAIA, Thami. Instituições, organizações e mudança institucional: análises e perspectivas. Revista Justiça do Direito, Passo Fundo, RS, v. 27, n. 2, p. 257-274, jul./dez. 2013. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rjd/article/view/4672. Acesso em: 05 jun. 2023.
GUIMARÃES, José Augusto Chaves; GUAREZZI, Sirley. Divulgação profissional: uma proposta pedagógica como suporte ao desenvolvimento da profissão bibliotecária no Brasil. Transinformação, Campinas, v. 6, n. 1/2/3, jan./dez. 1994. Disponível em: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/view/1639. Acesso em: 21 jun. 2023.
OLIVEIRA, Marlene de; CENDÓN, Beatriz Valadares. Ciência da informação e Biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
PASSARELLI, Brasilina. O bibliotecário 2.0 e a emergência de novos perfis profissionais. DataGramaZero, v. 10, n. 6, 2009. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2017/07/pdf_4811372e40_0000008336.pdf. Acesso em: 24 jun. 2023.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
REIS, Luiz Claudio Rezende; SÁ, Maria Irene da Fonseca e. Big data: um novo campo de atuação para bibliotecários. Prisma.com (Portugual), n. 41, p. 231-250, 2020. Disponível em: http://aleph20.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/6752/6243. Acesso em: 24 jun. 2023.
SANTOS, Ana Paula Lima dos; RODRIGUES, Mara Eliane Fonseca. Biblioteconomia: gênese, história e fundamentos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 116-131, 2013. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/248. Acesso em: 07 jun. 2023.
SILVA, Fabiano. O perfil das novas competências na atuação bibliotecária. Florianópolis, SC: Rocha Gráfica e Editora, 2020. (Selo Nyota).
STAIR, Ralph M.; REYNOLDS, George W. Princípios de sistemas de informação. 11. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2015, p. 2-49.
TANUS, Gabrielle Francinne. A constituição da biblioteconomia científica: um olhar histórico. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 217–231, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8643878. Acesso em: 05 jun. 2023.
TARTAROTTI, Roberta Cristina Dal'Evedove; DAL'EVEDOVE, Paula Regina; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. Biblioteconomia de dados em repositórios de pesquisa: perspectivas para a atuação bibliotecária. Informação & Informação, v. 24, n. 3, p. 207-226, 2019. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/download/38732/pdf. Acesso em: 24 jun. 2023.
TRICHES, M. C.; PALETTA, F. C. Análise das demandas do mercado de trabalho do profissional bibliotecário. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v.13, p. 2551-2565, 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Escola de Biblioteconomia. História. Rio de Janeiro, ©2021. Disponível em: http://www.unirio.br/cchs/eb/historia. Acesso em: 07 jun. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Escola de Biblioteconomia. Projeto político pedagógico do curso de bacharelado em Biblioteconomia. Rio de Janeiro, 2010a. Disponível em: http://www.unirio.br/cchs/eb/arquivos/Projeto%20Politico%20Pedagogico%20Bacharelado%20-%2031.05.2010.pdf. Acesso em: 16 jun. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Escola de Biblioteconomia. Apêndice C: Quadro dos componentes curriculares do curso de graduação - bacharelado em biblioteconomia (2010/2). Rio de Janeiro, 2010b. Disponível em: http://www.unirio.br/cchs/eb/arquivos/Ementario.pdf_. Acesso em: 16 jun. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Escola de Biblioteconomia. Apêndice F: Mapa de equivalência. Rio de Janeiro, 2010c. Disponível em: http://www.unirio.br/cchs/eb/arquivos/MAPA_EQUIVALENCIA. Acesso em: 16 jun. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Faculdade de Administração e Ciências Contábeis. Proposta político-pedagógica de implantação do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG/UFRJ). Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: http://www.facc.ufrj.br/joomla/images/docs/Projeto_Pedag%C3%B3gico_CBG.pdf. Acesso em: 16 jun. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Instituto de Arte e Comunicação Social. Projeto pedagógico de curso: graduação em Biblioteconomia e Documentação. Niterói, [2019a].
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Pró-reitoria de Graduação. Relatório de disciplinas: curso de Biblioteconomia e Documentação. [2019b]. Disponível em: https://app.uff.br/iduff/consultaEmenta.uff. Acesso em: 27 jun. 2023.
VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Atuação e perspectivas profissionais para o profissional da informação. In: VALENTIM, Marta Lígia Pomim (org.). Profissionais da informação: perfil e atuação profissional. São Paulo: Polis, 2000. p. 135-152.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.