A PESQUISA E A FORMAÇÃO DE DISCENTES DE HOTELARIA: ESTUDO DE CASO DO GRUPO DE PESQUISA EM SEGURANÇA E CONTAMINAÇÃO ALIMENTAR DA UFMA

Autores/as

  • Ângela Roberta Lucas Leite UFMA
  • Kátia Judith de Albuquerque Pinto UFMA
  • Elilene Rosa Santos Araújo UFMA

Palabras clave:

Pesquisa Científica, Grupo de Pesquisa, Hotelaria

Resumen

A pesquisa científica consta nos currículos das universidades, demonstrando a sua relevância na formação estudantil e profissional. Cada vez mais o mercado de trabalho exige que o profissional deixe apenas os conhecimentos teóricos e busque a prática para a produção de novas competências e habilidades. Esse estudo teve como objetivo verificar a importância da pesquisa científica para a formação (estudantil e profissional) dos discentes de Hotelaria, integrantes do Grupo de Estudo e Pesquisa em Segurança e Contaminação Alimentar (GEPSCA) da UFMA. A pesquisa, de abordagem quanti-quali, teve o caráter exploratório-descritivo, com foco no estudo de caso de um grupo de pesquisa. Para coleta foi utilizado um formulário online, com questões de múltipla escolha, aplicados com 12 alunos do curso de Hotelaria que integram o grupo GEPSCA da UFMA. Buscou-se obedecer aos cuidados éticos de acordo coma resolução 196/96 do Conselho Nacional. Concluiu-se, que a maior parte dos alunos veem a pesquisa científica como produção de conhecimento, observou-se também que os alunos mostram um interesse médio pela pesquisa, apesar da maioria já ter participado de três ou mais projetos de pesquisa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ângela Roberta Lucas Leite, UFMA

Hoteleira. Mestre em Políticas Públicas.  Tutora do Curso de Especialização Educação Pobreza e Desigualdade Social (UFMA). E-mail: angelarobertalucas@gmail.com.

Citas

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

CAMPOS, Fernando Guerra Grossi; SANTOS, Raquel Fortes; SANTOS, Flávia Costa Pinto. A importância da pesquisa científica na formação profissional dos alunos do curso de educação física do UNILESTEMG. Movimetum-Revista Digital de Educação Física, v.4, n.2, ago./dez. 2009. Disponível em: https://www.unilestemg.br/movimentum/Artigos_V4N2_em_pdf/Campos_Santos_Santos_Movimentum_v4_n.2_2_2009.pdf. Acesso em: 22 de março de 2019.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 8. Ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. EGA, 2002.

GATTI, Bernadete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Série Pesquisa em Educação, v.1, Brasília: Plano Editora, 2002.

LEITE, Ângela Roberta Lucas; BORGES, Loise Cristina; SANTOS, Lucas Gabriel da Silva. A produção do conhecimento de grupos de pesquisa do Curso de Hotelaria –UFMA no âmbito da extensão universitária. Revista Bibliomar, v. 17, n. 2, jul./dez. 2018. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/1027. Acesso em: 23 de março de 2019.

MASSI, Luciana; QUEIROZ, Salete Linhares. Estudos sobre a iniciação cientifica no Brasil: uma revisão. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 139, p.173-197, jan./abr. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v40n139/v40n139a09.pdf. Acesso em 22 de fevereiro de 2019.

MINAYO, Maria Cecilia de S.; SANCHES, Odécio. Quantitativo-Qualitativo: Oposição ou Complementaridade? Caderno Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 239-262, jul/set, 1993. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/csp/v9n3/02.pdf. Acesso em 22 de março de 2019.

NASCIMENTO, Adna Souza de. et al. Pesquisa cientifica e a construção do conhecimento: possibilidade e prática ou utopia?. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, ISSN 2318-1001, João Pessoa, v.1, n. 2, p. 106-122, jul./dez. 2013. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/viewFile/17257/9917. Acesso em: 22 de março de 2019.

NERVO, Alessandra Cristiane dos Santos; FERREIRA, Fabio Lustosa. A importância da pesquisa como princípio educativo para a formação cientifica de educandos do ensino superior. Educação em Foco, v.7, 2015. Disponível em: http://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/3importancia_pesquisa_paraformacaocientifica.pdf. Acesso em: 22 de março de 2019.

RODRIGUES. Auro de Jesus. Metodologia Científica: completo e essencial para a vida universitária. São Paulo: Avercamp, 2006.

SIMÃO, L. M. et al. O Papel da iniciação científica para a formação em pesquisa na pós-graduação. In: Simpósio de pesquisa e Intercâmbio Cientifico da Associação nacional de Pesquisa e pós-graduação em Psicologia, 6, 1996. Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Anppep, 1996. p.111-113.

Publicado

2019-12-27

Cómo citar

LEITE, Ângela Roberta Lucas; PINTO, Kátia Judith de Albuquerque; ARAÚJO, Elilene Rosa Santos.
A PESQUISA E A FORMAÇÃO DE DISCENTES DE HOTELARIA: ESTUDO DE CASO DO GRUPO DE PESQUISA EM SEGURANÇA E CONTAMINAÇÃO ALIMENTAR DA UFMA
. Revista Bibliomar, v. 18, n. 2, p. 23–34, 27 dic. 2019 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/12095. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos