Biblioteca escolar e leitura:

uma análise das comunicações e artigos científicos indexados pela Base de Dados em Ciência da Informação (Brapci) entre 2021 e 2023

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2526-6160v23n2.2024.12

Palavras-chave:

biblioteca escolar, leitura, Base de Dados, Ciência da Informação, BRAPCI

Resumo

Biblioteca escolar e leitura é um tema que está interligado, visto a sua importância para promover o incentivo à leitura nas escolas e o desenvolvimento de sujeitos críticos. Através do olhar da produção acadêmico-científica da biblioteca escolar e da leitura pela Base de Dados em Ciência da Informação (Brapci) nos últimos três anos, o presente tema partiu da pergunta: como a biblioteca escolar vem sendo abordada em sua relação com a leitura na Brapci nos últimos três anos (2021-2023)? O objetivo geral foi analisar como a biblioteca escolar e a leitura são interrelacionadas e representadas nas comunicações e artigos científicos indexados pela Brapci entre os anos de 2021 a 2023 e objetivos específicos: i) representar quantitativamente a produção científica sobre biblioteca escolar e leitura na Base de Dados em Ciência da Informação (Brapci); ii) demonstrar como a biblioteca escolar está sendo abordada em relação à leitura nos materiais bibliográficos selecionados; iii) articular a importância da biblioteca escolar para o incentivo e promoção da leitura a partir do material recuperado na Brapci. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como descritiva, de natureza quantitativa com caráter bibliográfico, fazendo uma representação bibliométrica da literatura científica da área da Biblioteconomia e da Ciência da Informação indexada na Base de Dados em Ciência da Informação (Brapci). Como resultados foram encontrados 53 textos na Brapci, que após leitura técnica de indexação foram reduzidos a 18: 17 artigos e 1 comunicação de evento. Conclui-se que a biblioteca escolar é um ambiente fundamental de promoção e incentivo à leitura.

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Biografia do Autor

Geraldina de Jesus Passos, Universidade Federal de Sergipe

Universidade Federal de Sergipe. Historiadora, Pedagoga e Bibliotecária.

E-mail: geraldinapassos@gmail.com

Vinícios Souza de Menezes, Universidade Federal de Sergipe

Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe (DCI UFS). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe (PPGCI UFS) (2023-2025). Coordenador do Comitê de Área dos Programas de Pós-graduação das Ciências Sociais Aplicadas (CPG-CSA) da Universidade Federal de Sergipe (2023-2025). Pesquisador da Rede BRASOC: Sistemas de Organização do Conhecimento no Brasil (2024-2026). Doutor em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Estágio pós-doutoral pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (2012). Pesquisador-Bolsista da Fundação Biblioteca Nacional do Brasil (2012). Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (2009). Com foco decolonial nos aspectos filosóficos, epistemológicos e historiográficos da Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, atualmente desenvolve pesquisa em Filosofia Informe da Informação (FII), Organização do Conhecimento Indígena (OCI) e Biblioteconomia Indígena (BI), sob as miradas do perspectivismo ameríndio e das escrituras da América Indígena (LivrOnça).

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Publicado

2024-09-30

Como Citar

PASSOS, Geraldina de Jesus; MENEZES, Vinícios Souza de.
Biblioteca escolar e leitura:: uma análise das comunicações e artigos científicos indexados pela Base de Dados em Ciência da Informação (Brapci) entre 2021 e 2023
. Revista Bibliomar, v. 23, n. 2, p. 1–24, 30 Set 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/24106. Acesso em: 21 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos