DANIEL DENNETT: uma perspectiva evolutiva da mente
Mots-clés :
filosofia da menteRésumé
O presente artigo pretende, a partir da leitura de Tipos de Mentes – rumo a uma compreensão da consciência (1997), de Daniel Dennett, compreender a contribuição deste filósofo à investigação da mente, sobretudo do ponto de vista de uma proposta metodológica. Neste sentido, aborda a perspectiva evolutiva da mente e a postura intencional, integradas à visão funcionalista do filósofo.
PALAVRAS-CHAVE: Mente; Funcionalismo; Intencionalidade; Teoria da Evolução.Téléchargements
Références
CESCON, Everaldo. Quatro perspectivas contemporâneas em filosofia da mente. Revista Internacional de Filosofia. Suplemento 3, 2010, p. 321-335.
DENNETT, Daniel. Tipos de mentes – rumo a uma compreensão da consciência. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. Versão digital disponível em: <https://pt.scribd.com/doc/26790039/Tipos-de-Mentes-Daniel-Dennett>. Acesso em: 07 dez 2016.
DENNETT, Daniel. Prefácio In: ____________. Tipos de mentes – rumo a uma compreensão da consciência. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. Versão digital disponível em: <https://pt.scribd.com/doc/26790039/Tipos-de-Mentes-Daniel-Dennett>. Acesso em: 07 dez 2016.
DESCONSTRUINDO o “eu”. Disponível em . Acesso em: 17 dez 2016.
MIGUENS, Sofia. Daniel Dennett:a filosofia da mente como inquérito impuro. Comunicação apresentada no XIII Encontro de Filosofia - Princípio de Filosofia: natureza, homem, pensamento. Edição da Associação de Professores de Filosofia, 1999.
VIANA, Wellistony C. Hans Jonas e a filosofia da mente. São Paulo: Paulus, 2016. Coleção Ethos.
WRIGLEY, Michael, O seu tataravô era um robô. Em: . Acesso em: 16 dez 2016.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.