A pós-modernidade e as incertezas educacionais
DOI :
https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n29.2022.14Mots-clés :
Filosofia da Educação, Pós-modernidade, Pensamentopós-crítico, Formação humanaRésumé
O ensaio desenvolve, de uma perspectiva filosófico-educacional, considerações sobre o paradigma cultural da pós-modernidade e seus impactos sobre a teoria e a prática educacionais. Defende a ideia de que a crítica feita ao racionalismo iluminista da modernidade, por esse paradigma, acusando-o de ter produzido uma educação engessada e repressora, tem o mérito de explicitar equívocos impregnados na tradição pedagógica contemporânea, podendo assim trazer contribuições significativas para o redirecionamento da educação, mas não fornece elementos suficientes para a superação dos desafios postos para a educação, que ainda continua envolvida por muitas incertezas.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Cadernos Zygmunt Bauman 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.