A pós-modernidade e as incertezas educacionais
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n29.2022.14Palabras clave:
Filosofia da Educação, Pós-modernidade, Pensamentopós-crítico, Formação humanaResumen
O ensaio desenvolve, de uma perspectiva filosófico-educacional, considerações sobre o paradigma cultural da pós-modernidade e seus impactos sobre a teoria e a prática educacionais. Defende a ideia de que a crítica feita ao racionalismo iluminista da modernidade, por esse paradigma, acusando-o de ter produzido uma educação engessada e repressora, tem o mérito de explicitar equívocos impregnados na tradição pedagógica contemporânea, podendo assim trazer contribuições significativas para o redirecionamento da educação, mas não fornece elementos suficientes para a superação dos desafios postos para a educação, que ainda continua envolvida por muitas incertezas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Cadernos Zygmunt Bauman
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.