EDUCAÇÃO SUPERIOR (ES) COMO BEM PÚBLICO E SOCIAL: tempo e lugar como categorias reflexivas para a produção de conhecimento

Autores

  • Marlize Rubin-Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Brasil (UTFPR/Campus Pato Branco).
  • Aruanã Antonio dos Passos Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco. http://orcid.org/0000-0003-0483-3774
  • Franciele Clara Peloso Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco.

Palavras-chave:

Tempo, Lugar, Educação Superior, Saberes decoloniais.

Resumo

A produção de conhecimento hegemônico euro/norte/centrado com suas raízes na modernidade/racionalidade ocidental desqualifica toda e qualquer forma de saber que não cumpre com os padrões/métodos estabelecidos pelo paradigma moderno. Partindo dessa compreensão, um dos desafios que se coloca hoje à produção de conhecimento de maneira geral e à Educação Superior em especial é romper com esse padrão de conhecimento e ciência no qual saberes subalternos foram silenciados em nome de uma pretensa democratização do conhecimento e da ciência. O objetivo é deste artigo é problematizar a produção de conhecimento constituinte da ES contemporânea a partir das categorias de Tempo e Lugar. O caminho percorrido em um primeiro momento busca contextualizar e historicizar a produção do conhecimento contemporâneo no contexto da ES, visando construir um cenário que possibilite compreender e tensionar bases epistêmicas do conhecimento e da ciência moderna. No segundo momento as categorias de Tempo e Lugar são revisitadas na sua potencialidade reflexiva para a constituição de um éthos para a cumplicidade subversiva. Por fim, cabem os questionamentos: a ES está disposta a ser um Lugar da cumplicidade subversiva? Essa potencialidade exige uma ressiginificação dos sentidos históricos (temporais) dos processos de consolidação dos saberes eurocentrados? Dessa forma, procuramos, a partir de epistemologias de fronteira, construir reflexões decoloniais em que subjetividades e imaginários são constitutivos de saberes e não podem mais ser silenciados quando se almeja a trilha da ES como bem público e social.

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Biografia do Autor

Marlize Rubin-Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Brasil (UTFPR/Campus Pato Branco).

Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Brasil (UTFPR/Campus Pato Branco). Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UTFPR). Líder do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UTFPR).

Aruanã Antonio dos Passos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco.

Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Docente do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco.

Franciele Clara Peloso, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco.

Doutora em Educação. Professora Adjunta do Departamento Acadêmico de Ciências Humanas. Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco.

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Publicado

2021-11-18

Como Citar

Rubin-Oliveira, M., Passos, A. A. dos, & Peloso, F. C. (2021). EDUCAÇÃO SUPERIOR (ES) COMO BEM PÚBLICO E SOCIAL: tempo e lugar como categorias reflexivas para a produção de conhecimento. Cadernos Zygmunt Bauman, 11(27). Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17878