REDES E ATIVISMO EM POLÍTICAS PÚBLICAS: a construção da Política Nacional de Educação Museal (PNEM)

Autores

  • Luciana Conrado Martins Universidade de São Paulo - USP
  • Oswaldo Gonçalves Junior Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v22n1p307-330

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o resultado de uma pesquisa teórico-empírica sobre o processo de construção da Política Nacional de Educação Museal (PNEM). Publicada no fi nal de 2017, a PNEM consolida os anseios dos educadores de museus por instituições e processos museológicos voltados para a educação de seus públicos. Sua construção revela uma rede em âmbito nacional, envolvendo sub-redes estaduais e atores locais, cujos papéis de formuladores e implementadores da política coincidem. O ativismo de atores-chave, empreendedores de políticas, com trânsito nas estruturas governamentais, respondem pela estratégia de ativação da rede. Utilizando análise documental e observação, o artigo descreve esse processo de construção e procura analisá-lo sob a ótica da governança de redes de políticas públicas. Busca ampliar a compreensão
sobre o potencial e os limites de arranjos desse tipo, apontando o caráter
performático da rede quando confrontada com a literatura.
Palavras-chave: políticas públicas culturais, Política Nacional de Educação
Museal, educação em museus, rede de políticas públicas.

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Publicado

2018-06-28

Como Citar

MARTINS, Luciana Conrado; JUNIOR, Oswaldo Gonçalves.
REDES E ATIVISMO EM POLÍTICAS PÚBLICAS: a construção da Política Nacional de Educação Museal (PNEM)
. Revista de Políticas Públicas, v. 22, n. 1, p. 307–330, 28 Jun 2018 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/9233. Acesso em: 20 nov 2024.