A EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) NUM TEMPO DE TRAVESSIAS: desafios da EA crítica frente ao ideário de políticas desenvolvimentistas em Itaguaí/RJ

Autores

  • Patrícia de Oliveira Plácido Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Elza Maria Neffa Vieira de Castro

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v20nEp427-433

Resumo

Fruto de diálogos entre dois grupos de pesquisas (GEPEADS/UFRRJ e ERA/UERJ) referentes a uma tese de doutorado (PPGMA/UERJ), este estudoreflete acerca dos desafios da EA crítica frente ao ideário das políticas desenvolvimentistas em territórios marcados por expansão urbano-industrial. A abordagem metodológica é qualitativa inspirada nos pressupostos do materialismo histórico-dialético e da Ecologia Política, com estudo de caso sobre o município de Itaguaí/RJ.A análise dos dados transcorreu à luz da EA crítica e da justiça ambiental. Percebe-se que as práticas de EA - fundamentadas em políticas públicas desenvolvimentistas e em concepções conservadoras de EA - são instrumentos de manutenção social.

Palavras-chave: Educação ambiental crítica, políticas desenvolvimentistas, Itaguaí/RJ.

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Publicado

2017-01-09

Como Citar

PLÁCIDO, Patrícia de Oliveira; CASTRO, Elza Maria Neffa Vieira de.
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) NUM TEMPO DE TRAVESSIAS: desafios da EA crítica frente ao ideário de políticas desenvolvimentistas em Itaguaí/RJ
. Revista de Políticas Públicas, v. 20, p. 427–433, 9 Jan 2017 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/5996. Acesso em: 5 nov 2024.