PRIMEIRA INFÂNCIA E POBREZA NO BRASIL: uma análise integrada a partir de indicadores em saúde, educação e desenvolvimento social

Autores

  • Rosane Luzia de Souza Morais Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Alysson Massote Carvalho
  • Lívia de Castro Magalhães
  • Priscilla Avelino Ferreira Pinto

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v19n1p303-314

Resumo

O presente estudo apresenta um panorama sobre a primeira infância no Brasil, destacando as políticas públicas voltadas
para a sobrevivência, saúde e desenvolvimento infantil, a partir de uma análise integrada dos setores da saúde, educação e
desenvolvimento social. Inicialmente expõe dados relacionados à pobreza no Brasil, tendo como foco a criança de 0 a 6 anos. Em
seguida apresenta o índice de desenvolvimento infantil, bem como os avanços nos indicadores de sobrevivência e de saúde da
criança brasileira nos últimos anos. Aborda, também, os programas de governo que beneficiam a saúde e a educação infantil. Ao final,
enfatiza os aspectos que necessitam de maior atenção para o avanço nos investimentos voltados para o desenvolvimento infantil no
Brasil.
Palavras-chave: Saúde da criança, educação infantil, pobreza, Brasil

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Publicado

2016-06-16

Como Citar

MORAIS, Rosane Luzia de Souza; CARVALHO, Alysson Massote; MAGALHÃES, Lívia de Castro; PINTO, Priscilla Avelino Ferreira.
PRIMEIRA INFÂNCIA E POBREZA NO BRASIL: uma análise integrada a partir de indicadores em saúde, educação e desenvolvimento social
. Revista de Políticas Públicas, v. 19, n. 1, p. 303–314, 16 Jun 2016 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/4817. Acesso em: 8 nov 2024.