POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO, CULTURA PEDAGÓGICA E CONHECIMENTO LINGUÍSTICO: diálogos com a formação do alfabetizador
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v19n2p599-609Palavras-chave:
Políticas educacionais, Alfabetização, Formação de professoresResumo
O artigo apresenta resultados de pesquisa sobre alfabetização, com professores egressos de curso de Pedagogia, no contexto da ampliação do ensino fundamental e das políticas educacionais de gestão, filiadas à nova ordem mundial. Pela perspectiva histórico-cultural da linguagem e do desenvolvimento humano, analisa elementos dessa ampliação e significados do ensino de língua materna nos anos iniciais da escolarização. Realizada com questionários e análise de documentos, seus resultados evidenciam aspectos epistemológicos e políticos desse ensino; destacam os conhecimentos linguísticos expressos pelos sujeitos e o desafio da definição dos conteúdos de ensino da área; apontam fragilidades na relação dos professores com os conhecimentos específicos do campo; e um conflito entre necessidades de formação linguística nos anos iniciais do EF e as possibilidades dos professores que a efetuam, indicando necessidade de conjugação de políticas públicas vigorosas de formação de professores e de estruturação curricular, para a escola poder atuar no desenvolvimento linguístico de professores e estudantes.Palavras-chave: Políticas educacionais, alfabetização, formação de professores.
ALPHABETIZATION, PEDAGOGICAL CULTURE AND LANGUAGE KNOWLEDGE POLITICS: dialogues with the teacher ́s education
Abstract: This article presents results on an alphabetization research, conducted with teachers graduated in Pedagogy courses, in the context of expansion of elementary school and educational policies for management, affiliated to new world ordaining. Historical and cultural perspective of language and human development, analyzes the elements of such an enlargement and the meanings of teaching the mother language in the early years of school. This research was conducted with the use of questionnaires and documentation analysis, and its results highlight the political and epistemological aspects of elementary school, with emphasis in language knowledge as expressed by the research subjects and the challenge of definition the teaching content in this context. It also uncovers some fragilities in the teacher ́s relationship with their specific knowledge, and a conflict between their needs for linguistic formation in the early years of school and the teachers’ possibilities in their field, thus indicating that there is a need of conjugating of vigorous public policies of teachers’ formation and curricular structure so that the school can actively work on the linguistic development of both teachers and students that the first years of school pose.
Key words: Educational policies, alphabetization, teachers’ formation.
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Publicado
2016-06-16
Como Citar
ALMEIDA, Benedita de.
POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO, CULTURA PEDAGÓGICA E CONHECIMENTO LINGUÍSTICO: diálogos com a formação do alfabetizador
. Revista de Políticas Públicas, v. 19, n. 2, p. 599–609, 16 Jun 2016 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/4339. Acesso em: 5 nov 2024.Edição
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