ESTADO E POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Alba Maria Pinho de Carvalho Universidade Federal do Ceará - UFCE

Palavras-chave:

ajuste estrutural brasileiro, questão social, exclusão social. vulnerabilização do trabalho, Estado Ajustador, políticas sociais.

Resumo

Reflexão sobre o Estado e Políticas Sociais no Brasil Contemporâneo, assumindo como marco históricoanalítico o percurso de inserção do País à nova ordem do capital, destacando o caráter eminentemente seletivo do ajuste brasileiro. Nesta perspectiva, discute a Questão Social no “Brasil Real”, tomando como eixo a exclusão social pela via da vulnerablização do trabalho. Enfoca as especificidades do Maranhão nesse cenário do Brasil do Ajuste. Configura a natureza, o perfil e a dinâmica do “Estado Ajustador Brasileiro”. enfocando o modelo hoje vigente de política social, de inspiração neoliberal. caracterizado pela seletividade e focalização, transferindo a responsabilidade de atuação no social para o mercado e a comunidade. Ao longo das reflexões, delineiam-se questões que se impõem na agenda de debates sobre a vida brasileira nos circuitos da mundialização do capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-07-24

Como Citar

CARVALHO, Alba Maria Pinho de.
ESTADO E POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
. Revista de Políticas Públicas, v. 6, n. 1, p. 41–66, 24 Jul 2015 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/3723. Acesso em: 18 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático