LITERATURA INFANTOJUVENIL, POLÍTICAS PÚBLICAS DE LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v18n2p587-601Palavras-chave:
Literatura infanto-juvenil, políticas públicas de leitura, formação de leitoresResumo
O presente artigo tem como objetivo discutir a literatura infantojuvenil, as políticas públicas de leitura no Brasil e suas relações com a formação de leitores. Primeiramente, aborda a concepção de leitura, a partir dos conceitos de alfabetização e letramento, e dados sobre a leitura do Brasil, com base no INAF 2009 e no PISA 2009. A leitura no ambiente escolar e o papel da literatura infantojuvenil na formação de novos leitores são também alvos de discussão. Em seguida, levanta informações sobre
políticas públicas e programas de incentivo à leitura no Brasil nos últimos anos. Por fim, faz uma análise sobre o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e algumas avaliações sobre o mesmo.
Palavras-chave: Literatura infanto-juvenil, políticas públicas de leitura, formação de leitores.
CHILDREN AND YOUTH LITERATURE, READING PUBLIC POLICIES AND READERS’ FORMATION
Abstract: This paper aims to discuss the children and youth literature, Brazilian reading public policies and their relations with readers’ formation. Firstly, approaches, the concepts of reading, from the concepts of beginning literacy and literacy, and some data on reading in Brazil, based on INAF 2009 and PISA 2009. Reading at school environment and the role of children and youth literature in the formation of new readers are also subjects addressed here. Furthermore, raises information on public policies and programs which aim to encourage reading in Brazil in the last few years. Lastly, we go further on Programa Nacional Biblioteca da Escola [School Library National Program] (PNBE) and some reviews on the program.
Key words: Children and youth literature, reading public policies, readers’ formation.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
REVISTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas)
- Declaro que participei da elaboração do trabalho referido, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela RPP;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a RPP, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à RPP é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.