MESSIANISMO E CULTURA DE BEM-ESTAR SOCIAL NAS NAÇÕES UNIDAS: poder, violência e políticas públicas na construção da identidade onusiana
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v18n2p415-424Palavras-chave:
Messianismo, cultura de bem estar social, Nações Unidas, políticas públicasResumo
O artigo discute as afinidades e ambiguidades entre messianismo e cultura de bem-estar social no espaço das Nações Unidas, em torno da seguinte questão: como poder, violência e políticas públicas conformam-se concretamente em seu espaço,manifestando-se em sua identidade? Sistematiza a discussão em dois eixos articulados: identidade emblemática onusiana econjuntura internacional do passado e do presente. Aponta analistas das Relações Internacionais que contribuíram para a interpretação histórica, como Bauman, Moniz Bandeira, Fonseca Júnior, Garcia, Bertrand e Senarclens. Verifica que as Nações Unidas abarcam uma dialética de identidades, dependendo da lente adotada pelo analista para sua interpretação e do tipo de serviço que presta aos Estados Membros. Conclui que poder, violência e políticas públicas configuram-se no bojo das Nações Unidas, como instituiçãovoltada para a disseminação do ideário messiânico e de cultura de bem- estar social.
Palavras-chave: Messianismo, cultura de bem estar social, Nações Unidas, políticas públicas.
MESSIANISM AND CULTURE OF SOCIAL WELFARE IN THE UNITED NATIONS: power, violence and public policies in the construction of onusiana identity
Abstract: The article aims to discuss the affinities and ambiguities between messianism and welfare culture within the United Nations,around the following question: how power, violence and public policies conform specifically in their space, manifesting itself in itsidentity? The discussion is systematized in two articulated axes: Brazilian flagship identity and the international conjuncture of the pastand present. Points out International Relations Analysts, that contributed to the historical interpretation, as Bauman, Moniz Bandeira,Fonseca Júnior, Garcia, Bertrand and Senarclens. It verifies that the United Nations cover a dialectic of identities, depending on thelens adopted by an analyst for its interpretation and the type of service it provides to Member States. It concludes that, power, violence and public policies configure the bulge of the United Nations as an institution dedicated to the dissemination of the Messianic ideals and culture of social welfare.
Key words: Messianism, culture of social welfare, United Nations, public policies.
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