PAC, Educação e Heteronomia Cultural
Palavras-chave:
dependent capitalism, cuturaI heteronomy, development, education, financing, universalizationResumo
Exame das conexões entre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a Educação, a partir da categoria do capitalismo dependente. Sustenta-se que, sob a ótica das frações locais da burguesia internacionalizadas, o quadro de apartheid educacional vivido pelo país — delineado no presente texto — não é um problema substantivo. A educação contribui para a governabilidade e para a formação de uma força de trabalho grosso modo de modesta escolarização. O texto argumenta que o referido PAC, por fazer parte de um plano maior que está redesenhando a geografia econômica da América Latina, reprimarizando-a, irá agravar esse quadro educacional já dramático. A conseqüência é uma economia subordinada aos centros dinâmicos do capitalismo, estruturada em cadeias produtivas fragmentadas e desfeitas, baseada no uso intensivo de energia e de força de trabalho hiperexplorada. O texto propugna que, como as frações locais da burguesia operam nacionalmente o capitalismo dependente, não podem se mobilizar para fazer uma “revolução educacional”, a exemplo do que frações burguesas fizeram em outros países, em tempos pretéritos. O texto conclui que a universalização do direito à educação pública somente acontecerá, caso existam mobilizações sociais com força suficiente para impor derrotas à hegemonia neoliberal.
Palavras-chave: Capitalismo dependent, Heteronomia cultura, Desenvolvimento, Educação, Financiamento, Universalização.
THE CAP, CULTURAL EDUCATION AND HETERONOMIA
Abstract: This paper examines the connections between Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) and Education using the category of depenclent capitalism. It sustains that from the point of view of the local fractions of internationalized bourgeoisie, the picture of educational apartheid that takes place in the country — as delineated in this paper — is not a substantive problem. Educationcontributes to governability and to prepare modest schoolarization workers’ labor force. The study argues that PAC, being part of a larger plan that is redrawing the economical geography of Latin America, will worsen educational picture which is already dramatic. The consequence is a subordinate economy to the dynamic centers of the capitalísm, structured infragmented productive chains, based on intensive use of energy and on highlyexplored labor force. This study defends that as local fractions of the bourgeoisie operate the dependent capitalism in national basis, they cannot be mobilized to do an “educational “revolution like bourgeois fractions did at other countries in past times. lt concludes that the universalization of public education rights will only happen in case social mobilizations exist with enough force to impose defeats to neoliberal hegemony.Key words: dependent capitalism, cuturaI heteronomy, development, education, financing, universalization.
.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
REVISTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas)
- Declaro que participei da elaboração do trabalho referido, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela RPP;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a RPP, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à RPP é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.