PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA-SP:efetividades, entraves e diferenciações entre unidades escolares
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v18n1p281-292Palavras-chave:
Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), efetividade social e entravesResumo
Este trabalho avalia a efetividade social, os entraves e as diferenciações do Programa Nacional de Alimentação
Escolar (PNAE) sob o olhar dos eixos da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no município de Araraquara-SP.
Considera que o alimento oferecido pelo PNAE não tem efetividade, quando não são consideradas diferenciações de
localização dos estabelecimentos educacionais, bem como não são respeitadas as desigualdades culturais, sociais e
econômicas dos beneficiários e oferece subsídios à reflexão crítica da ação permitindo diagnósticos dirigidos à reformulação
e planejamento do programa local.
Palavras-chave: Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); Segurança Alimentar e Nutricional (SAN); efetividade social e entraves
NATIONAL SCHOOL FEEDING PROGRAM IN THE CITY OF ARARAQUARA-SP: effictivities, barriers and distinctions
between school units
Abstract: This study evaluates the effectiveness of social barriers and distinctions of the National School Nutrition Program
(PNAE) under gaze axes Food Safety and Nutrition (SAN) in the city of Araraquara-SP. It considers that the food offered by
PNAE has no effectiveness when location of educational establishments differences are not considered, as well as the
inequalities are not respected such as cultural, social and economic beneficiaries, and offers subsidies to critical reflection of action that allow diagnosis and planning in reshaping the local program.
Keywords: National School Nutrition Program (PNAE), Food and Nutrition Security (FNS), effectiveness and social barriers.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
REVISTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas)
- Declaro que participei da elaboração do trabalho referido, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela RPP;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a RPP, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à RPP é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.