RESPONSIVIDADE E CONSCIÊNCIA POLÍTICA: posicionamento de universitários brasileiros diante de temas como pagamento de impostos e obtenção de melhorias
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v18n1p205-215Palavras-chave:
Responsividade, democracia, cidadaniaResumo
O estudo toma como referência uma pesquisa com um grupo de 72 universitários de um curso de Direito de uma universidade particular do estado de São Paulo, convidado a responder à questão: Você concorda que na medida em que
você – ou pessoas de sua família – paga(m) os impostos, os serviços públicos como a saúde, a educação e a segurança
pública melhoram? Por quê? O objetivo do estudo foi verificar como os sujeitos enfocados vêem a relação entre a arrecadação de impostos no Brasil e sua efetivação na distribuição de bens e de serviços e em que medida eles compreendem o papel responsável do cidadão nesse processo. Expõe que o conflito entre o que diz o Estado sobre a construção da cidadania no país e o que realmente jovens universitários compreendem do seu papel nesse contexto foi
expresso nas respostas de acadêmicos que não percebem que a participação do cidadão vai além do pagamento de impostos e que não apreendem a tensão dialética entre Estado e sujeito como entes que devem interagir em processo de imbricação de linguagens, de valores e de crenças que darão suporte ao tecido semiótico que os constroem e que compõem o dia a dia do homem em sociedade.
Palavras-chave: Responsividade; democracia; cidadania
RESPONSIVITY AND POLITICAL CONSCIENCE: positioning of brazilian university students towards themes as tax
payment and obtaining improvements
Abstract: The study take as reference a research with a group of 72 students of law from a private university in the state of
São Paulo, whom was asked to answer the question: "Do you agree that when you – or someone in your family - pay taxes,
services as public health, education public security services get better? Why? The aim of this study is to determine how the
subjects see the relationship between tax collection in Brazil and its implementation in the distribution of public goods and
services and how they understand the responsible role of the citizen is this process. Exposes the conflict between of what
the government says about the building of citizenship in the country and what the students really understand about their role in this context was expressed in answers that students do not realize that the participation of the citizen goes beyond the
payment of taxes, and they do not perceive the dialectical tension between governments and individual as entities that must interact in a complex process in which exist language, values and beliefs that will support the semiotic web that build the day-by-day life of man in contemporary democratic society.
Keywords: Responsivity, democracy, citizenship
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
REVISTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas)
- Declaro que participei da elaboração do trabalho referido, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela RPP;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a RPP, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à RPP é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.