GOVERNANÇA POLICÊNTRICA NO COMBATE AO USO DO MERCÚRIO NA MINERAÇÃO ILEGAL EM TERRITÓRIO YANOMAMI

Autores

  • Gabriela Santos Tupy
  • Ana Alice Santos
  • Ramon Torres de Brito Silva
  • Kleverton Melo de Carvalho
  • Rosinadja Batista dos Santos Morato

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v26n2p760-781

Palavras-chave:

Governança ambiental, mercúrio e garimpo ilegal, território Indígena, impactos ambientais, Amazônia

Resumo

Este artigo discute o desenvolvimento da governança policêntrica, examinando o combate ao uso do mercúrio na Amazônia, especificamente nas Terras Indígenas Yanomamis (TIY), em Roraima. No estado, a atividade garimpeira ilegal propicia externalidades negativas aos seus povos, destacando-se ante o atual cenário político dessa problemática no país. Fez-se uso da revisão integrativa com abordagem qualitativa, utilizando, para análise, os design principles, propostos por Elinor Ostrom, examinando os aspectos da governança policêntrica sobre o mercúrio a nível global, nacional e local. Nesta revisão, revelaram-se os desafios para a implantação de uma governança policêntrica dada as incompatibilidades entre indígenas e garimpeiros no Brasil e um cenário político com abordagem policêntrica inexistente. Ressalta-se que este estudo é apenas o ponto de partida para o aprofundamento temático abordado

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-01-14

Como Citar

TUPY, Gabriela Santos; SANTOS, Ana Alice; SILVA, Ramon Torres de Brito; CARVALHO, Kleverton Melo de; MORATO, Rosinadja Batista dos Santos.
GOVERNANÇA POLICÊNTRICA NO COMBATE AO USO DO MERCÚRIO NA MINERAÇÃO ILEGAL EM TERRITÓRIO YANOMAMI
. Revista de Políticas Públicas, v. 26, n. 2, p. 760–781, 14 Jan 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 25 abr 2024.