CRISE DEMOCRÁTICA E INTERSECCIONALIDADES DA EXCLUSÃO EDUCACIONAL POTENCIALIZADA PELA COVID-19 NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v26n2p742-759Palavras-chave:
Democracia, educação, interseccionalidade, exclusão educacional, covid-19Resumo
A pesquisa objetivou compreender e analisar o contexto e as relações entre crise democrática e as interseccionalidades da exclusão educacional potencializada pela COVID-19 no Brasil. As indagações são: quais as relações estabelecidas entre democracia e educação diante da pandemia?; de que modo a crise democrática e social instaurada no Brasil, em época de pandemia, intensificou a exclusão educacional de crianças e jovens estudantes de escolas públicas? Entre as fontes, a pesquisa utiliza materiais bibliográficos e dados do Anunário Brasileito de Educação Basíca. Constata que o projeto de sociedade estabelecido pelo Presidente da República Jair Messias Bolsonaro a partir de 2019 colocou em risco a democracia brasileira; instituiu cortes financeiros na Educação e inviabilizou políticas públicas sociais para acesso e permanência de estudantes em escolas públicas. Os mais prejudicados pelo cenário de exclusão educacional foram crianças e jovens pretos(as), pardos(as) e indígenas que vivem em famílias que recebem menos de um salário mínimo por mês, e moram nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
REVISTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas)
- Declaro que participei da elaboração do trabalho referido, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela RPP;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a RPP, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à RPP é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.