BOLSONARISMO E A POLÍTICA DE MORTE

as repercussões da crise econômica e sociossanitária no sistema de proteção social brasileiro

Autores

  • Annova Míriam Ferreira Carneiro Universidade Federal do Maranhão
  • Jucimeri Isolda Silveira Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Maria do Socorro Sousa de Araújo Universidade Federal do Maranhão
  • Marinalva de Sousa Conserva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v26nEp225-243

Palavras-chave:

Brasil, bolsonarismo, crise Sociossanitária , proteção social, SUAS/PNAS

Resumo

O presente artigo traz ao debate político-acadêmico os avanços da direita no país, as configurações do bolsonarismo, a crise sociossanitária provocada pela pandemia da Covid 19 e os respectivos impactos no Sistema de Proteção Social brasileiro. Contextualiza a dinâmica da relação proteção e desproteção Social e seus agravamentos advindos do desmonte dos sistemas públicos estatais e da política de morte no contexto da pandemia, em termos da gestão da proteção social no âmbito da Política Nacional de Assistência Social. Apresenta e discute dados empíricos de indicadores relacionados ao acesso e oferta de serviços, programas e benefícios socioassistenciais, na perspectiva de contribuir para as diretrizes e gestão de políticas públicas de proteção social visando o enfrentamento à Covid-19. Analisa a questão da des(centralidade) da política de assistência social no contexto da pandemia da covid-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

CARNEIRO, Annova Míriam Ferreira; SILVEIRA, Jucimeri Isolda; ARAÚJO, Maria do Socorro Sousa de; CONSERVA, Marinalva de Sousa.
BOLSONARISMO E A POLÍTICA DE MORTE: as repercussões da crise econômica e sociossanitária no sistema de proteção social brasileiro
. Revista de Políticas Públicas, v. 26, n. Especial, p. 225–243, 30 Dez 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 28 abr 2024.