A PARTICIPAÇÃO DOS SUJEITOS NAS PESQUISAS EM COMUNICAÇÃO

Autores

  • Melissa Silva Moreira Rabêlo Universidade Federal do Maranhão
  • Flávia de Almeida Moura Universidade Federal do Maranhão
  • Letícia Conceição Martins Cardoso Universidade Federal do Maranhão
  • Ed Wilson Ferreira Araújo Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v26nEp135-153

Palavras-chave:

Comunicação, participação, sujeitos, trabalho de campo

Resumo

O papel dos sujeitos como meio e mediadores no campo da pesquisa em Comunicação é o tema central da mesa redonda que congrega pesquisadores para a troca de experiências e saberes sobre modos de pesquisar. Leva-se em consideração o protagonismo dos sujeitos nos processos de construção dos objetos de investigação bem como o exercício dialógico da pesquisa de campo. Isso se deve ao processo de incorporação e experiência dos sujeitos (pesquisadores e pesquisados) nos seus espaços de socialização; que participam, de forma direta ou indireta, na elaboração prática da produção do conhecimento científico que tem como base abordagens epistemológicas mais abrangentes. A ideia é trocar experiências de investigações que levam em consideração a agência desses sujeitos (pesquisados) na construção de saberes tradicionais e científicos, dando ênfase e um lugar mais central a essas vozes na academia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

RABÊLO, Melissa Silva Moreira; MOURA, Flávia de Almeida; CARDOSO, Letícia Conceição Martins; ARAÚJO, Ed Wilson Ferreira.
A PARTICIPAÇÃO DOS SUJEITOS NAS PESQUISAS EM COMUNICAÇÃO
. Revista de Políticas Públicas, v. 26, n. Especial, p. 135–153, 30 Dez 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 28 abr 2024.