EDUCAÇÃO, ULTRACONSERVADORISMO E RESISTÊNCIA: perversão capitalista, criminalização, repressão, proibicionismo e o que fazer?

Autores

  • José Alex Soares Santos UECE
  • Qelli Viviane Dias Rocha Universidade Federal de Mato Grosso
  • Sâmbara Paula Francelino UECE

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v24nEp331-347

Palavras-chave:

Educação, Ultraconservadorismo, Criminalização, Repressão, Proibicionismo, Resistência

Resumo

No presente estudo, com base em análise bibliográfica centrada no referencial marxista, buscamos como objetivo geral compreender a funcionalidade da educação formal orquestrada pelo modo de produção capitalista. De forma específica, analisamos a atuação do Estado na criminalização e repressão das lutas que aconteceram na educação na última década, bem como abordamos o proibicionismo por trás das ações da organização “escola sem partido” que está alinhada ao ultraconservadorismo presente nas propostas do governo de extrema-direita no Brasil. Por fim, apresentamos algumas ideias sugestivas sobre o que fazer para enfrentarmos o obscurantismo que se propagou recentemente na educação brasileira e no principal órgão responsável pela aplicação da política educacional institucionalizada, o Ministério da Educação – MEC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-09-16

Como Citar

SANTOS, José Alex Soares; ROCHA, Qelli Viviane Dias; FRANCELINO, Sâmbara Paula.
EDUCAÇÃO, ULTRACONSERVADORISMO E RESISTÊNCIA: perversão capitalista, criminalização, repressão, proibicionismo e o que fazer?
. Revista de Políticas Públicas, v. 24, p. 331–347, 16 Set 2020Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 23 abr 2024.