CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS E AS FRONTEIRAS DA CIÊNCIA: os arrabaldes da educação superior brasileira
Palavras-chave:
Políticas Públicas, Permeabilidade do Estado, Política EducacionalResumo
Este artigo tem como objetivo analisar os meandros que conformam o Programa Ciência sem Fronteiras, destacando o papel das comunidades científicas no direcionamento dessa política educacional. A análise crítica se apoia no diagnóstico de que as políticas públicas nesse campo são marcadamente frágeis, resultado de uma esfera pública de decisão concentrada nas mãos de poucos indivíduos e grupos, o que acaba cerceando a participação de diversos outrosatores em todo o ciclo da política. Focaliza a dicotomia das ações governamentais que, por um lado, busca uma ciência de fronteira e, por outro, negligencia o próprio desenvolvimento da universidade e da sociedade brasileira. Por fim, apresenta uma análise epistemológica desse processo.Palavras-chave: Políticas públicas, permeabilidade do Estado, política educacional.SCIENCE WITHOUT BORDERS AND BOUNDARIES OF SCIENCE: the peripheries of brazilian higher educationAbstract: This paper aims to analyze the intricacies that make up the Brazilian government’s Science without Borders program, highlighting the role of scientific communities in the direction of educational policy. The review is based on the diagnosis that public policies in this field are very fragile, as the result of a public sphere of decision concentrated in the hands of a few individuals and groups, which ends up restricting the participation of several other actors throughout thepolicy cycle. It presents the dichotomy of Brazilian government actions that on the one hand seeks a frontier science and, on the other hand, hinders the development of the university and the Brazilian society. Finally, it presents an epistemological review of this process.Key words: Public policies, permeability of State, educational policy.Downloads
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Publicado
2013-08-01
Como Citar
SANTOS JUNIOR, Jorge Luiz dos.
CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS E AS FRONTEIRAS DA CIÊNCIA: os arrabaldes da educação superior brasileira
. Revista de Políticas Públicas, v. 16, n. 2, p. 341–351, 1 Ago 2013 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/1415. Acesso em: 8 nov 2024.Edição
Seção
Artigos - Dossiê Temático
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