EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL: transformação ou reprodução da realidade socioambiental?
Palavras-chave:
Educação Ambiental Crítica, Análise Crítica do Discurso, Responsabilidade SocialResumo
O presente trabalho analisa criticamente o discurso empresarial sobre responsabilidade social, evidenciando que este princípio atende à sociabilidade da proposta política da “Terceira Via”, tendo na educaçãoambiental, em particular, um importante instrumento de promoção de seu ideário de sustentabilidade, baseado no esvaziamento das políticas e institucionalidades públicas, desconsiderando os conflitos e a luta de classes. A parte inicial do trabalho traz a explicação teórica da “Terceira Via”, avança com a análise crítica de discurso do Instituto Ethos, da norma ABNT NBR ISO 26000 e de documentos do BNDES sobre responsabilidade social, para, em seguida, evidenciar como essa lógica se aplica em projetos de educação ambiental em escolasde Teresópolis/RJ. Por fim, afirma(-se) que com este tipo de ideário e prática, a sociabilidade da “Terceira Via” não traz contribuições aos processos de transformação social, reproduzindo relações sociais expropriadoras e destrutivas do trabalho e da natureza, sob a égide liberal e o domínio do capital.Palavras-chave: Educação ambiental crítica, análise crítica do discurso, responsabilidade social.ENVIRONMENTAL EDUCATION AND SOCIAL RESPONSIBILITY: transformation or reproduction of the social and environmental reality?Abstract: This paper analyzes critically the discourse on corporate social responsibility, showing that this principle serves the sociability of the proposed policy of “Third Way” which takes on environmental education, in particular, an important instrument to promote its ideas of sustainability, based on emptying institutions and public policiesdisregarding the conflicts and class struggle. It begins with a theoretical explanation of the “Third Way”, advances the critical discourse analysis of the Ethos Institute, ABNT NBR ISO 26000 and papers on social responsibility of the BNDES, in order to, afterwards, show how this logic applies to environmental education projects in the schools of Teresópolis/ RJ. Finally, it is argued that with this kind of ideology and practice, the sociability of the “Third Way” brings no contribution to social transformation processes, reproducing expropriating and destructive social relations of work and nature, under the liberal aegis and capital domain.Key words: Critical environmental education, critical discourse analysis, social responsibility.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-05-03
Como Citar
KAPLAN, Leonardo; SERRÃO, Mônica Armond; LAMOSA, Rodrigo de Azevedo Cruz.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL: transformação ou reprodução da realidade socioambiental?
. Revista de Políticas Públicas, v. 16, p. 371–384, 3 Mai 2013 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/1386. Acesso em: 22 nov 2024.Edição
Seção
Mesas temáticas coordenadas
Licença
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
REVISTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas)
- Declaro que participei da elaboração do trabalho referido, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela RPP;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a RPP, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à RPP é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.