ACUMULAÇÃO DE CAPITAL E IDEOLOGIA NUMA ECONOMIA PERIFÉRICA: ensaio sobre o desenvolvimentismo brasileiro

Autores

  • Glauber Lopes Xavier Universidade Estadual de Goiás
  • Roseli Martins Tristão Maciel Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v24n2p532-545

Palavras-chave:

Acumulação de capital, Desenvolvimento, Ideologia

Resumo

O presente texto tem por objetivo refletir sobre as abordagens do desenvolvimento, difundidas nos países periféricos, especificamente o caso do Brasil. Ressalta as características ideológicas do pensamento econômico latino americano cujos parâmetros são os processos de acumulação de capital nos países centrais. Fundamenta-se em Marx e no seu materialismo histórico dialético, cuja análise considera que a realidade social e sua dinâmica não existem no vazio e sim na sua historicidade e concretude, a fim de demonstrar a inconsistência e insuficiência das teorias econômicas para a compreensão do processo de desenvolvimento econômico na América Latina, e no Brasil.

Palavras-chave: Acumulação de capital. Desenvolvimento. Ideologia.

ACCUMULATION OF CAPITAL AND IDEOLOGY IN A PERIPHERAL ECONOMY: essay on Brazilian developmentalism

Abstract

The present text aims to reflect on the development approaches, spread in peripheral countries, specifically the case of Brazil. It highlights the ideological characteristics of Latin American economic thought whose parameters are the process of capital accumulation in central countries. It is based on Marx and his dialectical historical materialism, whose analysis considers that social reality and its dynamics do not exist in a vacuum but in their historicity and concreteness, in order to demonstrate the inconsistency and insufficiency of economic theories to understand the process of economic development in Latin America, and in Brazil.

Keywords: Capital accumulation. Development. Ideology.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glauber Lopes Xavier, Universidade Estadual de Goiás

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Goiás, mestre e doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás. Realizou estágio pós-doutoral em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás, atuando no curso de Ciências Econômicas e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado. Conduz pesquisas numa perspectiva interdisciplinar, abordando especialmente as seguintes temáticas: acumulação de capital; capitalismo periférico; dependência econômica; América Latina e ocupação econômica da fronteira.

Roseli Martins Tristão Maciel, Universidade Estadual de Goiás

Licenciada em História pela Universidade Católica de Goiás (1992), mestre em História pela Universidade Federal de Goiás (1998) e doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Docente, efetiva, do curso de história da UEG e colaboradora do Mestrado em Territórios e Expressões Culturais do Cerrado. Ministra, atualmente, as disciplinas Didática e Metodologia do Ensino de História I e II e orienta o Estágio Supervisionado em História. O campo de pesquisa em que atua aborda as temáticas da História Social, da História da Saúde e das Doenças e Ensino de História. As experiências em gestão, nos últimos anos abrangem coordenação do Centro de Documentação (CEDOC) da UEG e coordenação do curso de História na mesma instituição.

Downloads

Publicado

2020-12-27

Como Citar

XAVIER, Glauber Lopes; MACIEL, Roseli Martins Tristão.
ACUMULAÇÃO DE CAPITAL E IDEOLOGIA NUMA ECONOMIA PERIFÉRICA: ensaio sobre o desenvolvimentismo brasileiro
. Revista de Políticas Públicas, v. 24, n. 2, p. 532–545, 27 Dez 2020Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.