DIMENSÕES ECONÔMICAS E CLASSISTAS DOS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS ENVOLVENDO POVOS TRADICIONAIS NO BRASIL

Autores

  • Josiane Soares Santos
  • Ana Paula Lomes Cardoso
  • Angela Luzia Aguiar Maia
  • Bruna da Paixão Santana

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v22n2p733-752

Resumo

Este artigo discute os direitos de povos tradicionais no Brasil, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e titulação de seus territórios, contextualizando-os em meio às lutas históricas pela terra no país, que envolvem demais segmentos da classe trabalhadora. O artigo é parte dos resultados de projeto de pesquisa sobre confl itos socioambientais, realizado através do Programa de Iniciação Científica. Metodologicamente as informações são provenientes de pesquisa bibliográfi ca e documental – esta última com dados coletados no Mapa
de Confl itos e Injustiça Ambiental em Saúde no Brasil da FIOCRUZ (Fundação Oswaldo Cruz) e FASE (Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional). O resultado fundamental dessas refl exões mostra a participação do Estado brasileiro no processo de obstrução do acesso aos direitos legalmente instituídos para essa parcela da população.
Palavras-chave: Povos tradicionais, território, confl itos socioambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-01-07

Como Citar

SANTOS, Josiane Soares; CARDOSO, Ana Paula Lomes; MAIA, Angela Luzia Aguiar; SANTANA, Bruna da Paixão.
DIMENSÕES ECONÔMICAS E CLASSISTAS DOS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS ENVOLVENDO POVOS TRADICIONAIS NO BRASIL
. Revista de Políticas Públicas, v. 22, n. 2, p. 733–752, 7 Jan 2019Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 28 abr 2024.