Bumba meu boi e assimetria social no Maranhão

Auteurs-es

  • Antônio Francisco de Sales Padilha UFMA

DOI :

https://doi.org/10.18764/2236-9473.v13n25p207-224

Mots-clés :

Festa, Ritos, Religiosidade popular, Memória, Subalternidade, Pós-colonialismo

Résumé

Trabalho de pesquisa sobre o processo de Construção Ilusória da Realidade, destacando o Bumba meu Boi enquanto prática performativa, inicialmente marginal e, posteriormente, ressignificada e recontextualizada a partir da música. Análise dessa prática performativa enquanto um lugar político e de ocultação de uma outra condição de subalternidade e manutenção da assimetria social existente no Maranhão.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Antônio Francisco de Sales Padilha, UFMA

Doutor em Etnomusicologia e Mestre em Direção Musical pela Universidade de Aveiro PT, Bacharel emTrompete e Licenciado em Música pela UnB. Foi PhD Student na Universidade de Viena e Visiting Researcher Associate na Queen`s University de Belfast. É Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Maranhão (São Luís/MA/Brasil).

Téléchargements

Publié-e

2016-01-22

Comment citer

PADILHA, Antônio Francisco de Sales.
Bumba meu boi e assimetria social no Maranhão
. Revista Pós Ciências Sociais, v. 13, n. 25, p. 207–224, 22 janv. 2016 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/4280. Acesso em: 22 juill. 2024.