A expansão conservadora dos cursos de formação de professores em Ciências Sociais em Santa Catarina

Autores/as

  • Amurabi Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-9473.v13n25p87-103

Palabras clave:

Ensino de Sociologia, Formação de Professores em Ciências Sociais, Sociologia da Educação, Ensino Superior

Resumen

A expansão do Ensino Superior no Brasil não é um fenômeno recente; desde os anos de 1970 ela vem ocorrendo de forma crescente, concentrada principalmente nas instituições privadas. No entanto, no caso dos cursos de Ciências Sociais isso parece ser algo recente, que tem sido dinamizado pela reintrodução da Sociologia no Ensino Médio. Analiso neste artigo o processo de expansão das licenciaturas em Ciências Sociais/Sociologia em Santa Catarina, a partir dos dados fornecidos pela plataforma e-MEC <http://emec.mec.gov.br/>, considerando tanto as singularidades envolvidas nesse estado como as questões gerais que se aplicam também ao resto do país. Compreendo que ocorreu uma expansão conservadora, concentrada nas instituições privadas de ensino, com uma presença crescente da Educação a Distância.

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Biografía del autor/a

Amurabi Oliveira

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/Florianópolis/SC/Brasil) atua em seu Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política. Pesquisador do CNPq. amurabi_cs@hotmail.com.

Publicado

2016-01-22

Cómo citar

OLIVEIRA, Amurabi.
A expansão conservadora dos cursos de formação de professores em Ciências Sociais em Santa Catarina
. Revista Pós Ciências Sociais, v. 13, n. 25, p. 87–103, 22 ene. 2016 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/4536. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ: Perspectivas Antropológicas e Sociológicas em Educação