TEORIA DO ATOR-REDE E SOCIOLOGIA ECONÔMICA: LIÇÕES E PERPLEXIDADES DE UM ENCONTRO
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-9473v20n1.2023.2Palabras clave:
Teoria do ator-rede, Sociologia econômica, Metateoria, Performatividade, MercadosResumen
A sociologia econômica foi uma das áreas influenciadas pela teoria do ator-rede (TAR) por meio dos trabalhos de Michel Callon e colegas. Com contribuições inovadoras, essa teoria também despertou perplexidade. Este artigo busca apresentar criticamente a aplicação da TAR nos objetos e no debate da sociologia econômica. Como material, utilizamos vários textos de Callon e da tradição da TAR. Primeiro, são examinados alguns elementos metateóricos da TAR, nomeadamente a adesão à ontologia plana e ao vitalismo. Segundo, para apresentar a contribuição de Callon e colegas, são discutidas três lições derivadas da TAR no debate da sociologia econômica: o caráter induzido e não espontâneo do mercado, a materialidade do enquadramento mercantil e a performatividade da ciência econômica. Finalmente, são fundamentados tanto o potencial de suas ferramentas conceituais e metodológicas quanto a perplexidade de alguns críticos no núcleo teórico da TAR, que a distingue das bases do cânone na sociologia.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Direitos autorais Revista Pós Ciências Sociais![Licença Creative Commons](https://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.