“Representações” de gênero em imagens: contribuições metodológicas de uma sociologia do cinema
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-9473.v14n28p219-240Palavras-chave:
Gêneros, Representações, Imagens, Sociologia do CinemaResumo
Este é um artigo de caráter teórico-metodológico, no que se discutem os usos do termo “representação” na literatura de estudos de gêneros, problematizando de forma mais específica o uso do termo em trabalhos que tratam de imagens convencionadas e reconhecidas como “femininas” especialmente no cinema e na publicidade. Argumenta-se que o termo representação nesses estudos de imagens seria analiticamente problemático, especialmente quando emaranhado em significações políticas e sociais. Sem desconsiderar a importância de se estudar criticamente os usos e a construção de imagens de gêneros, propõe-se abordagens alternativas que não reproduzam o antagonismo entre imagem – tipicamente tratada como representação – e “realidade”, sugerindo, ao contrário, explorar relações sociais entre imagens e seus desdobramentos na construção social de diferenças de gêneros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais Revista Pós Ciências SociaisEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.