Criatividade e tradição no campo das culturas populares
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-9473.v14n28p41-72Palavras-chave:
Tradição, Criatividade, Campo das culturas populares, Samba, Desfile de Escola de SambaResumo
A argumentação atenta para a disjunção estrutural estabelecida entre as ideias-valores autenticidade e criatividade, no campo das culturas populares. Examina as linhas sócio-históricas que deixam ver o desenho de uma dinâmica na qual os efeitos da diáspora negro-africana no Brasil, relativa ao regime da escravidão, informam a composição do campo das culturas populares, sendo este último definido pela maneira como a forma estética do popular se constitui a partir do drama ontológico e estrutural relativo à tensão entre a permanência
da autoridade comunal e a interferência intencionada das agências individuais.
Focaliza o gênero “Desfile das Escolas de Samba” inscrito nesse campo social. Observa como contracenam os apelos continuados às matrizes afro-brasileiras do samba, que confeririam autenticidade aos fazeres lúdico-artísticos do evento-concurso festivo Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, e as ênfases postas nos conceitos de criatividade e inovação como núcleos semânticos do aprimoramento da gramática técnico-estética dessa festa-espetáculo.
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