O sangue e a política: sobre a produção de família nas disputas eleitorais no sertão de Pernambuco

Autores

  • Jorge Luiz Mattar Villela UFSCAR
  • Ana Claudia Duarte Rocha Marques USP

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-9473.v14n27p33-51

Palavras-chave:

Política, Eleições, Parentesco, Família, Sangue, Sertão de Pernambuco

Resumo

Um dos objetivos aclamados da democracia é a purificação do governo em relação aos interesses familiares, embora esse ideal não seja alcançado em parte alguma. Com base em etnografia realizada em um município do sertão de Pernambuco, neste artigo mostramos como em certas circunstâncias família e política são sinônimos e, de forma mais geral, como parentesco e política não são concebidos como domínios autônomos. A partir da discussão concernente a categorias locais de família, três circunstâncias de crise são identificadas, de modo a demonstrar a inextricável articulação entre sangue e política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Luiz Mattar Villela, UFSCAR

Professor associado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR/São Carlos/SP/Brasil). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ana Claudia Duarte Rocha Marques, USP

Professora associada do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (USP/São Paulo/ SP/Brasil). Doutora pelo Programa de Pós- Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2017-02-23

Como Citar

Villela, J. L. M., & Marques, A. C. D. R. (2017). O sangue e a política: sobre a produção de família nas disputas eleitorais no sertão de Pernambuco. REPOCS - Revista Pós Ciências Sociais, 14(27), 33–51. https://doi.org/10.18764/2236-9473.v14n27p33-51

Edição

Seção

DOSSIÊ: Antropologia, Política e Estado