A produção de Os Herdeiros

Autores

  • Philippe Masson Université de Nantes

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-9473.v13n25p105-136

Palavras-chave:

Sociologia da educação, Democratização do ensino, Desigualdades de oportunidades, Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, Os Herdeiros

Resumo

Os Herdeiros de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron se tornou um “clássico”da sociologia francesa da educação. Este artigo examina os principais elementos pertinentes, hoje esquecidos, do contexto intelectual, social e institucional no qual a obra foi elaborada. Ele apresenta o lugar da obra na sociologia da educação nascente, no início dos anos 1960, quando grande parte dos trabalhos era consagrada à democratização do ensino. A obra se distingue em vários pontos dos estudos anteriores sobre a escolarização, em particular, os de Alain Girard. Enfim, o artigo analisa os modos de coleta e de tratamento de dados adotados pelos autores de Os Herdeiros. Se o modo de coleta de dados parece muito “artesanal”, o modo de tratamento analítico parece introduzir certa inovação em relação às pesquisas anteriores. O exame crítico desse caso particular revela alguns traços característicos da história da sociologia francesa nos anos 1970.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Philippe Masson, Université de Nantes

Doutor em Sociologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) - Paris/França. Ele émaître de conférences em sociologia na Université de Nantes (França). Publicou, entre outros, Les coulissesd’un lycée ordinaire: enquête sur les établissements secondaires des années 1990 (PUF, 1999); Faire dela sociologie: les grandes enquêtes françaises depuis 1945 (La Découverte, 2008) e vários artigos sobre ahistória da sociologia francesa contemporânea.

Downloads

Publicado

2016-01-22

Como Citar

MASSON, Philippe.
A produção de Os Herdeiros
. Revista Pós Ciências Sociais, v. 13, n. 25, p. 105–136, 22 Jan 2016 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/4275. Acesso em: 8 nov 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: Perspectivas Antropológicas e Sociológicas em Educação