Os mitos do Lago Formoso em Penalva, baixada maranhense: uma estratégia de conservação que desaparece

Autores

  • Naíla Arraes de Araujo
  • Oriana Trindade de Almeida
  • Claudio Urbano Bittencourt Pinheiro
  • José Luis Cividanes Hernández

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-9473.v12n24p277-300

Palavras-chave:

Mitos, Aterrados Encantados, Lago Formoso, Baixada Maranhense

Resumo

Na região da Baixada Maranhense, na Amazônia Legal Brasileira, mais particularmente no município de Penalva, os Aterrados são parte importante da paisagem, constituindo ambientes peculiares desta região. Esta pesquisa teve como objetivo principal levantar e analisar a cultura local relacionada às crenças em entidades encantadas que protegem os Aterrados, e as consequências da perda ou manutenção dessa cultura em relação à conservação desses ambientes. A conclusão é de que a conservação dos Aterrados é fundamental para o sustento continuado das populações locais que mantêm suas atividades produtivas e de subsistência com produtos extraídos desses ambientes. A integração das comunidades às dinâmicas econômicas atuais é um dos fatores que contribuem para a degradação do meio ambiente e perda cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naíla Arraes de Araujo

É doutora em Ciências Socioambientais pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA) atuando nos seguintes temas: meio ambiente, desenvolvimento sustentável e economia ambiental/ecológica. Atualmente é professora substituta no DEOLI/UFMA.

Oriana Trindade de Almeida

É doutora em Ciências Socioambientais pela University of London. Atualmente é professora adjunta da UFPA no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia dos Recursos Naturais, economia dos recursos pesqueiros.

Claudio Urbano Bittencourt Pinheiro

É doutor em Biologia pela City University of New York. Tem experiência nas áreas de Agronomia e Biologia, com ênfase em Uso, Manejo e Conservação de Recursos Vegetais. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Maranhão.

José Luis Cividanes Hernández

É doutor em Economia pela Universidad de Alicante – Espanha. Tem experiência nas áreas de desenvolvimento econômico, cooperação internacional para o desenvolvimento e gestão ambiental. Atualmente é professor titular da Universidade de Alicante no Departamento de Análises Econômicas Aplicadas.

Downloads

Publicado

2015-07-17

Como Citar

Arraes de Araujo, N., Trindade de Almeida, O., Bittencourt Pinheiro, C. U., & Cividanes Hernández, J. L. (2015). Os mitos do Lago Formoso em Penalva, baixada maranhense: uma estratégia de conservação que desaparece. Revista Pós Ciências Sociais, 12(24), 277–300. https://doi.org/10.18764/2236-9473.v12n24p277-300