Da estratégia corporativa à ação economicamente relevante: a CSN e a contestação social na mineração de ferro

Autores

  • Rodrigo Salles Pereira dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-9473.v12n24p143-166

Palavras-chave:

Estratégia corporativa, Ação economicamente relevante, Contestação social, CSN, Mineração

Resumo

O trabalho discute as relações entre economia, política e sociedade a partir da abordagem weberiana dos fenômenos socioeconômicos. Como estudo de caso, apresenta as estratégias empresariais e estatais promotoras de desenvolvimento econômico, assim como as formas reativas postas em prática por agentes sociais diversificados no município de Congonhas (MG), onde opera a Companhia Siderúrgica Nacional S.A. (CSN). Primeiramente, enfoca a ação econômica derivada da capacidade transformadora de grandes projetos de investimento, analisando a holding CSN e a expansão de suas atividades mineradoras de ferro como elemento essencial de sua estratégia corporativa. Em segundo lugar, analisa a emergência de agentes e práticas sociais operando em um gradiente de contestação social, potencialmente conducente ao confronto político. O trabalho demonstra a interação complexa entre agentes e fenômenos socioeconômicos, enfatizando o enraizamento das estratégias corporativa e de desenvolvimento econômico e a dimensão economicamente relevante da contestação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Salles Pereira dos Santos

É Doutor em Ciências Humanas (Sociologia) e Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua na Sociologia Econômica, com foco em desenvolvimento, redes globais de produção e mineração de ferro.

Downloads

Publicado

2015-07-17

Como Citar

Pereira dos Santos, R. S. (2015). Da estratégia corporativa à ação economicamente relevante: a CSN e a contestação social na mineração de ferro. Revista Pós Ciências Sociais, 12(24), 143–166. https://doi.org/10.18764/2236-9473.v12n24p143-166

Edição

Seção

DOSSIÊ: Desenvolvimento, Territórios produtivos, Trabalho e Conflito social