Desenvolvimento, território e políticas sociais: Suape e uma nova agenda de pesquisa sobre os impactos sociais de grandes projetos

Autores

  • Rogério de Souza Medeiros
  • José Henrique Artigas de Godoy

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-9473.v12n24p77-100

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Território, Políticas Sociais

Resumo

O artigo trata das ações com vistas ao desenvolvimento levadas a cabo nos oito municípios pernambucanos componentes do Território Estratégico de Suape após 2007. Discute-se a perda de centralidade das políticas de desenvolvimento regional e a ampliação das ações de governo centradas nos territórios produtivos. O conceito de ‘territorialização’ também vem orientando o planejamento de ações sociais, através da Política Nacional de Assistência Social. O caso de Suape ilustra este novo momento, destacando as contradições entre a constituição de territórios produtivos integrados e a dificuldade de articulação de políticas sociais mitigadoras dos seus impactos negativos. A verificação de distintas formas de apropriação da noção de ‘território’ na estruturação das políticas públicas revela obstáculos à construção de uma plataforma desenvolvimentista que equacione adequadamente o crescimento econômico e a equidade social. Em face dos condicionantes sociais promovidos pelo crescimento econômico acelerado e pela transformação das estruturas produtivas, a verificação do descompasso entre as políticas públicas em âmbito territorial permite a definição de uma agenda de pesquisas que contemple os desafios impostos pelos grandes projetos industriais em curso no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério de Souza Medeiros

É PhD em Sociologia pela Boston University, professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Trabalho - LAEPT/UFPB.

José Henrique Artigas de Godoy

É doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Departamento de Ciências Sociais da UFPB e pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Trabalho LAEPT/UFPB.

Downloads

Publicado

2015-07-17

Como Citar

de Souza Medeiros, R., & Artigas de Godoy, J. H. (2015). Desenvolvimento, território e políticas sociais: Suape e uma nova agenda de pesquisa sobre os impactos sociais de grandes projetos. Revista Pós Ciências Sociais, 12(24), 77–100. https://doi.org/10.18764/2236-9473.v12n24p77-100

Edição

Seção

DOSSIÊ: Desenvolvimento, Territórios produtivos, Trabalho e Conflito social