A nova agenda de desenvolvimento pela ótica dos conflitos sociais: o caso de Belo monte

Autores

  • Sérgio Roberto Moraes Corrêa
  • Roberto Véras de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-9473.v12n24p19-52

Palavras-chave:

Novo desenvolvimento, Mega projetos Amazônia, Conflitos sociais

Resumo

Este artigo trata da emergência de uma nova agenda de desenvolvimento no Brasil, pela ótica dos conflitos sociais. Mais especificamente, versa sobre o processo de construção do Aproveitamento Hidrelétrico de Belo Monte - AHE Belo Monte, empreendimento situado no Rio Xingu, sudoeste do Pará. Parte do pressuposto de que o ângulo dos conflitos sociais, tomados em perspectiva histórica, pode trazer importante contribuição à análise do novo momento do desenvolvimento do País e da Amazônia. Pergunta-se se as lutas e resistências ao projeto AHE Belo Monte têm contribuído para redimensioná-lo, indo além de um ponto no qual, enquanto crítica social, venham a ser assimilados pela dinâmica de acumulação tão somente como justificação. Baseia-se em pesquisa qualitativa, tendo priorizado entrevistas semiestruturadas, observação direta e análise de documentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Roberto Moraes Corrêa

É professor da Universidade do Estado do Pará, doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande.

Roberto Véras de Oliveira

É professor Associado da Universidade Federal da Paraíba, vinculado ao Departamento de Ciências Sociais e ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Pesquisador do CNPQ.

Downloads

Publicado

2015-07-17

Como Citar

Moraes Corrêa, S. R., & de Oliveira, R. V. (2015). A nova agenda de desenvolvimento pela ótica dos conflitos sociais: o caso de Belo monte. REPOCS - Revista Pós Ciências Sociais, 12(24), 19–52. https://doi.org/10.18764/2236-9473.v12n24p19-52

Edição

Seção

DOSSIÊ: Desenvolvimento, Territórios produtivos, Trabalho e Conflito social