Escola, a luta de classes recuperada
Palavras-chave:
Pierre Bourdieu, Escola, Capital cultural, Desigualdades escolares e sociais, Luta de classesResumo
O artigo de Christian Baudelot e Roger Establet, Escola, a luta de classes recuperada, evidencia a atualidade das análises desenvolvidas por Pierre Bourdieu sobre o tema da escola e das desigualdades sociais. Paraos autores, a publicação de Os Herdeiros, em 1964, por Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, transformou a educação - na França - tanto em um objeto científico quanto em um problema social. Ao questionarem valores caros ao sistema escolar francês, tais como os de liberdade, igualdade e fraternidade, herança de seu protagonismo na fundação da IIIa República, Bourdieu e Passeron reclamaram o estudo da escola para além de suas representações
espontâneas e ideológicas. Segundo Baudelot e Establet, o conjunto teórico elaborado por Bourdieu, desde Os Herdeiros, também afinado em análises posteriores sobre a temática da educação, ganha força analítica nos dias atuais, ainda que tenham se passado quarenta anos de profundas mudanças nos sistemas de organização e ensino escolares daquele país.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-04-28
Como Citar
BAUDELOT, Christian; ESTABLET, Roger.
Escola, a luta de classes recuperada
. Revista Pós Ciências Sociais, v. 11, n. 22, 28 Abr 2015 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/3422. Acesso em: 7 nov 2024.Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos autorais Revista Pós Ciências SociaisEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.