Conflitos e estratégias para a governança territorial: o Caso da resex Chapada limpa
Palavras-chave:
Conflito, Agronegócio, Governança territorial, Reserva extrativistaResumo
O bioma cerrado, no Leste do Maranhão, tem sido drasticamente afetado pela implantação de empreendimentos de soja e eucalipto. Os segmentos camponeses situados historicamente nessa região vêm tendo o seu modo devida comprometido em virtude da supressão dos recursos naturais disponíveis realizada por agentes econômicos vinculados a tais empreendimentos. Essa ação devastadora tem provocado a intensificação de conflitos socioambientais que levam os camponeses a se mobilizar para conservar os ambientes que asseguram a reprodução material e social de centenas de unidades familiares.
Uma das alternativas diz respeito à transformação dessas áreas de tensão social em reservas extrativistas. O artigo procura refletir, por um lado, sobre como os conflitos contribuíram para o acionamento de estratégias destinadas à criação da reserva extrativista “Chapada Limpa” e, por outro, os desafios da governança territorial, uma vez que a autonomia das famílias ficou limitada pela participação do Estado como co-gestor dessa unidade de conservação.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-04-28
Como Citar
SOUZA FILHO, Benedito.
Conflitos e estratégias para a governança territorial: o Caso da resex Chapada limpa
. Revista Pós Ciências Sociais, v. 11, n. 22, 28 Abr 2015 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/3414. Acesso em: 7 nov 2024.Edição
Seção
DOSSIÊ: SOCIEDADE, AMBIENTE E GOVERNANÇA
Licença
Direitos autorais Revista Pós Ciências SociaisEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.