Governança territorial em reservas extrativistas
Palavras-chave:
Governança territorial, Governança ambiental, Resex, Ação local, Poder localResumo
A análise de três municípios do estado do Pará, nos quais foram criadas reservas extrativistas, mostrou que as práticas de gestão do território se transformaram progressivamente e interpelaram a composição e o funcionamento do poder local. Essas novas práticas, desenvolvidas no âmbito do conselho deliberativo dessas reservas, e que afetam sua relação com as respectivas prefeituras, podem ser apreendidas enquanto governança territorial,desde que não se limitem à gestão da reserva e que levem em conta a gestão do conjunto do território do município no qual está inserida. O objetivo é demonstrar em que medida a experiência dessas Resex enriquece o conceito de governança. Como tais experiências se desenvolvem em um contexto de ambientalização dos conflitos, aos quais buscam dar respostas, o objetivo é também demonstrar que as Resex criam condições favoráveis aos debates sobre a pertinência de uma governança ambiental, cujos contornos busca-se definir neste artigo.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-04-28
Como Citar
TEISSERENC, Pierre.
Governança territorial em reservas extrativistas
. Revista Pós Ciências Sociais, v. 11, n. 22, 28 Abr 2015 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/3413. Acesso em: 7 nov 2024.Edição
Seção
DOSSIÊ: SOCIEDADE, AMBIENTE E GOVERNANÇA
Licença
Direitos autorais Revista Pós Ciências SociaisEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.