PESQUISA: ARQUEOLOGIA DA NOÇÃO DE PATRIMÔNIO ETNOGRÁFICO: entrevista com Professor Doutor Edgard Assis Carvalho (PUC/SP)

Autores

  • Alexandre Fernandes Corrêa Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Palavras-chave:

Antropologia, Turismo, Patrimônio

Resumo

Entrevista com o Prof. Dr. Prof. Edgardd de Assis Carvalho da PUC/SP. A entrevista trata principalmente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT). O professor foi presidente deste órgão preservacionista na década de 1990. No período em exerceu este cargo algumas decisões importantes ocorreram no Colegiado. Cabe lembrar especialmente das polêmicas em torno do tombamento do Terreiro de Candomblé Axé Ilê Obá em Jabaquara. Nessa entrevista entre outros pontos interessantes temos a oportunidade de compreender melhor as idéias do professor Prof. Edgardd de Assis Carvalho, principalmente no que tange as relações entre antropologia e política preservacionista. Ultimamente acompanhamos com interesse a sua aproximação com o pensador francês Prof. Edgard Morin e seus textos e publicações sobre a Epistemologia da Complexidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Fernandes Corrêa, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professor Associado II da Universidade Federal do Maranhão. Experiência na área de Antropologia Urbana e Sociologia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: Patrimônio Cultural, Memórias Sociais, Novos Patrimônios, Simbolismo e Imaginário, Arte e Literatura e Estudos Culturais. Membro do Conselho Estadual de Cultura do Maranhão (2008).

Downloads

Publicado

2010-11-25

Como Citar

Corrêa, A. F. (2010). PESQUISA: ARQUEOLOGIA DA NOÇÃO DE PATRIMÔNIO ETNOGRÁFICO: entrevista com Professor Doutor Edgard Assis Carvalho (PUC/SP). REPOCS - Revista Pós Ciências Sociais, 2(3). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/228

Edição

Seção

Entrevista