ENTRE O “POVO” E A “ELITE”: CULTURA POPULAR E APROPRIAÇÃO DIFERENCIAL À LUZ DA PRÁTICA DO FOLCLORE “ALEMÃO” NO BRASIL<br/><br/>BETWEEN THE “PEOPLE” AND THE “ELITE”: POPULAR CULTURE AND DIFFERENTIAL APPROPRIATION IN THE LIGHT OF THE PRACTICE OF “GERMAN” FOLKLORE IN BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-9473.v18n1p131-154Palavras-chave:
Cultura popular, Elite, Apropriação diferencial, Folclore “alemão”, Sociologia da cultura, Sociologia das elites |Popular culture, Differential appropriation, “German” folklore, Sociology of culture, Sociology of elitesResumo
No Brasil, verifica-se a existência de uma elite cultural responsável pela promoção e legitimação do folclore “alemão” autêntico. Tal constatação traz interessantes implicações, que podem ser sintetizadas no seguinte questionamento: “como uma prática cultural de origem popular pode depender de uma elite?”. À luz do aporte teórico- -metodológico da sociologia da cultura e das elites, o artigo propõe uma reflexão e um tensionamento acerca das fronteiras classicamente estabelecidas entre os domínios da cultura erudita e da cultura popular, tomando por base o caso do folclore “alemão” praticado no Brasil. Defende-se a pertinência da noção de “apropriação diferencial” para a análise da cultura popular (de modo geral) e do folclore “alemão” (de modo particular), conceito que possibilita a compreensão das múltiplas circulações, intersecções e apropriações de bens simbólicos entre os domínios do “popular” e do “erudito”, do “povo” e das “elites”, processos característicos e constitutivos dos produtos simbólicos de matriz popular.
ABSTRACT
In Brazil, it may be verified the existence of a cultural elite responsible for promoting and legitimating authentic “German” folklore. This finding has interesting implications, which can be synthesized in the following question: “How can a cultural practice of popular origin depend on an elite?”. In the light of the theoretical and methodological perspective of the sociology of culture and elites, the article proposes a reflection and problematization on the classically established boundaries between the domains of erudite culture and popular culture, based on the case of “German” folklore practiced in Brazil. I argue in favor of the relevance of the notion of “differential appropriation” for the analysis of popular culture (in general) and “German” folklore (in particular), a concept that allows the comprehension of the multiple circulations, intersections and appropriations of symbolic goods among the domains of “popular” and “erudite”, of the “people” and the “elites”, characteristic and constitutive processes of the symbolic products of popular origin.
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