A CONSTRUÇÃO SOCIAL DO MERCADO DE AFETO: O CASO DAS AGÊNCIAS DE CASAMENTO EM CONTEXTO DE CONSOLIDAÇÃO DOS APLICATIVOS<br/><br/>THE SOCIAL CONSTRUCTION OF THE AFFECTION MARKET: THE CASE OF MARRIAGE AGENCIES IN THE CONTEXT OF APLICATION CONSOLIDATION
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-9473.v18n1p43-62Palavras-chave:
Mercado de afeto, Agências de casamento, Mercado, Amor romântico, Aplicativos, Affection market, Marriage agencies, Market, Romantic love, ApplicationsResumo
O objetivo da pesquisa é mapear o mercado do afeto via agências de casamento, considerando a chegada dos aplicativos para afeto. Tem como inspiração teórica o uso de conceitos e insights da sociologia econômica. A metodologia é constituída por visitas às agências de casamento, entrevistas com os proprietários e com os consumidores desse mercado. Os resultados alcançados indicam que esse mercado tem se reinventado diante dos aplicativos e reproduz determinado senso comum existente sobre o amor (especialmente a ideia de amor romântico), assim como as mesmas desigualdades e hierarquias existentes no social.
ABSTRACT
The objective of the research is to map the affection market via marriage agencies, considering the arrival of applications for affection. Its theoretical inspiration is the use of concepts and insights from economic sociology. The methodology consists of visits to wedding agencies, interviews with the owners and consumers in that market. The results achieved indicate that this market has reinvented itself in the face of applications and reproduces a certain existing common sense about love (especially the idea of romantic love), as well as the same inequalities and hierarchies that exist in the social.
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