Bares pé-na-areia e a farofada na praia: uma análise Durkheimiana das distinções público/ gratuito-privado/pago no litoral de Aracaju-SE
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-9473.v16n32p219-238Palavras-chave:
Sociologia econômica, Durkheim, Bares pé-na-areia, Festa, MercadoResumo
Neste artigo, desenvolvo uma Sociologia Econônomica do Litoral para analisara ocupação mercadológica da praia pelos bares pé-na-areia. Argumento que existem dois fenômenos que expressam o ato de comer e beber nas praias de Aracaju: a festa popular e a festa privada. A partir de observação direta, análise documental e entrevistas, este artigo caracteriza estes dois fenômenos em diálogo com a conceituação de festa e do respeito à propriedade privada do sociólogo Émile Durkheim. Concluo argumentando pela pertinência de
qualifcar o ato de comer e beber na praia enquanto festa, cuja lógica de funcionamento se reconfgura e se torna complexa com a existência dos bares pé-na-areia, sobrepondo-se as oposições trabalho-lazer, ocultando-se a fnalidade econômica dos empreendimentos e, pela própria existência dos bares, evidenciando-se os conflitos do uso privado da praia, por consequência, da
relação mercado e meio-ambiente.
Palavras-chave: Sociologia econômica. Durkheim. Bares pé-na-areia. Festa. Mercado.
BEACH BARS AND PICNIC AT THE BEACH: A DURKHEIMIAN ANALYSIS OF THE DISTINCTIONS BETWEEN PUBLIC/FREE OF CHARGE AND PRIVATE/PAID ON THE COAST OF ARACAJU/SE
Abstract
In this article, weit was developed an Economic Sociology of the Coast to analyze the beach occupation by commerce focusing on beach bars as a case study. Two phenomena express the way people eat and drink while at the beaches of Aracaju: the free party and the private party. By direct observation, document analysis and interviews, this article characterizes these two phenomena in dialogue with the ideas of Émile Durkheim about the party and the source of respect for private property. In the conclusion, weit is argued about the relevance of qualifying these acts of eating and drinking on the beach as a party, in which the operating logic is reconfigured and becomes complex with the existence of beach bars, overlapping leisure-work oppositions, concealing predominantly economic rationales and, by the very existence of
the beach bars, highlighting conflicts related to the private use of the beach, consequently, the relations between markets and environment.
Keywords: Economic Sociology. Durkheim. Beach Bars. Party. Market.
Résumé
Dans cet article, je développe une sociologie économique du littoral a partir de l’occupation commerciale de la plage par des bars à la plage. Il existe deux phénomènes qui expriment l’acte de manger et de boire sur les plages de Aracaju: la fête populaire et la fête privée. En utilisant l’observation directe, l’analyse de documents et des entrevues, cet article présente ces deux phénomènes en dialogue avec la conceptualisation de fête et du respect de la propriété privée du sociologue Émile Durkheim. Je conclus en faisant valoir la pertinence de considérer l’acte de manger et boire sur la plage comme de la fête dont la logique s’est reconfiguré et devient complexe par l’existence des bars à la plage qui coïncident les temps de loisirs et le travail, qui dissimulent leur objectif économique. Leur propre existence met en évidence des conflits de l’usage privé et public de la plage et, en conséquence, des conflits entre le marché et l’environnement.
Mots-clés: Sociologie d’Économi. Durkheim. Bars à la plage. Fête. Marché.
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